8 de novembro de 2019

Projeto BTT da Ekosiuvenis vale menção honrosa no Prémio Boas Práticas - Associativismo Juvenil 2019

A Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide foi distinguida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude com uma menção honrosa na edição 2019 do "Prémio Boas Práticas - Associativismo Juvenil", na região do Alentejo, com a “Secção de BTT - Equipa de BTT da Ekosiuvenis” – projeto que desenvolve anualmente desde 2015.
Esta Menção Honrosa tem o valor de 350 euros e o prémio será entregue à Ekosiuvenis no próximo dia 5 de Dezembro auditório do Centro Cultural de Amarante.
Ekosiuvenis venceu o Prémio em 2014 e 2016
Este prémio promovido pelo IPDJ, vai na sua 7ª edição, tem como destinatárias as associações juvenis e respetivas federações que se encontram inscritas de forma efetiva no Registo Nacional de Associativismo Jovem e tem o valor pecuniário de 1.500,00 €. A Ekosiuvenis venceu este prémio 2 vezes, em 2014 e 2016, sendo 2ª classificada na região Alentejo no ano passado (e distinguida com uma Menção Honrosa), e ficando este ano novamente em 2º lugar, a apenas 2 pontos da associação juvenil vencedora. Devido à qualidade e relevância do projeto apresentado, bem como ao seu impacto na comunidade, esta classificação vale uma Menção Honrosa à associação no valor de 350,00€.
Suprimir lacuna detetada no Concelho
O projeto levado a concurso – a “Secção de BTT | Equipa de BTT da Ekosiuvenis” – é fruto da perceção por parte da associação da necessidade de suprimir uma lacuna detetada no nosso Concelho em 2015: ausência de uma estrutura minimamente organizada que permitisse aos jovens praticar a modalidade de BTT de forma regular e com as condições mínimas necessárias. O foco da mesma é por um lado incentivar todas e todos os jovens a praticar desporto ao ar livro com regularidade, com os meios técnicos necessários adequados, e por outro fomentar o companheirismo, a entre ajuda e a amizade entre os jovens atletas, garantindo também a promoção da Ekosiuvenis nas provas regionais e nacionais, levando o nome da associação, dos seus parceiros e de Castelo de Vide um pouco por toda a região e por todo o país.
Atletas são os “atores principais” do projeto
Esta distinção é motivo de felicidade e orgulho para a associação de jovens castelo-videnses. Tal como refere Filipe Luz – Presidente da Direção da Ekosiuvenis, “é um momento de felicidade redobrada para todos nós, já este ano é um ano especial – o ano em que celebramos o nosso 20.º aniversário. Estou certo que é também um momento de particular alegria e regozijo para os atletas que integram e/ou integraram a Equipa de BTT da Ekosiuvenis: eles são os “atores principais” deste projeto, pois só a sua vontade, disponibilidade, dedicação e espírito de sacrifício torna possível a concretização dos objetivos. Estão todos de parabéns!”. 
Comemorações dos 20 anos da Associação
Filipe Luz regista por outro lado que “ainda que tenhamos ficado aquém do nosso objetivo – vencer este prémio pela 3ª vez na nossa história – por apenas dois pontos e não consigamos assim fechar com “chave de ouro” as comemorações do nossos 20 anos, estes momentos de reconhecimento do trabalho que desenvolvemos todos os dias em prol dos jovens e da comunidade em geral do nosso Concelho são sempre motivo de orgulho. © NCV

Sem comentários: