5 de janeiro de 2020

Barragens de Póvoa e Meadas e da Apartadura a 81,3% e 94% das suas capacidades de armazenamento em Dezembro


Foto © Mário Mendes/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
A Barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide 15,7 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 81,3% da sua capacidade nominal de 19,3 milhões de metros cúbicos, que como se sabe não pode ser totalmente utilizada. Este valor era de cerca de 50% no final de Outubro e Novembro e foi conseguido com as chuvas de Dezembro e vinha a descer desde Abril do ano passado.
Durante a segunda metade do último mês o descarregador da albufeira (110 metros cúbicos por segundo) já foi visto a trabalhar em pleno por várias vezes.
Desde Junho de 2006 que a barragem de Póvoa e Meadas garante o abastecimento público de água a 8 dos 15 concelhos do Alto Alentejo: Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel.
Apartadura a 94% da capacidade
O concelho de Castelo de Vide e Montalvão – juntamente com Marvão e Portalegre - são abastecidos por água da Barragem da Apartadura, a mais pequena do distrito, que no final do ano estava a 94% da sua capacidade nominal de 7,4 milhões de metros cúbicos.
Armazenado aumentou em 11 das 12 bacias hidrográficas
De acordo com o Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental, no último dia do mês de Dezembro de 2019 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 11 bacias hidrográficas e uma descida numa delas.
Das 59 albufeiras monitorizadas, 20 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 16 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Dezembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Dezembro (1990/91 a 2018/19), excepto para as bacias do Ribeiras do Oeste, Sado, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.
 

Sem comentários: