8 de janeiro de 2020

Festival Terras sem Sombra: concerto pelo grupo “Utopia Ensemble”no sábado dia 2 de Maio na Igreja Matriz Castelo de Vide

A 16.ª temporada do Festival Terras sem Sombra (ver mais notícias AQUI) passa por Castelo de Vide no fim-de-semana de 1 a 3 de Maio próximo, com um concerto e três atividades que foram conhecidas ontem em Lisboa durante uma apresentação pública que decorreu na Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa.
Em Castelo de Vide a programação inclui um concerto pelo grupo belga “Utopia Ensemble” no sábado dia 2 de Maio na Igreja Matriz de Santa Maria da Deveza (21:30 horas) intitulado “Passado, Presente e Futuro: Lamentações sobre Jerusalém”. Nessa mesma tarde decorrerá a partir das 15 horas uma visita guiada ao património sobre o tema”De volta a casa: memórias judaicas de Castelo de Vide” e na manhã de Domingo dia 3 de Maio terá lugar uma ação sobre a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais intitulada “Um Alentejo Diferente: A Serra de São Mamede”.
Na sexta-feira dia 1 de Maio está a ser preparada uma das primeiras ações do programa “Terra sem Sombra Kids”, que constitui uma das novidades da presente temporada.


Todas as atividades são gratuitas
Este ano com o mote “Uma Breve Eternidade: Emoções e Comoções na Música Europeia (Séculos XII-XXI)”, o Festival abrange de 18 de Janeiro a 12 de Julho 13 concelhos alentejanos que recebem dezenas de iniciativas, com uma programação que engloba concertos, em locais de elevado interesse patrimonial, visitas guiadas ao património da região, assim como ações em torno da preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Todas as atividades são gratuitas.
Este ano o país convidado é a República Checa - com quatro concertos em terras Alentejanas, - sucedendo aos Estados Unidos e à Hungria. Uma temporada onde não faltarão novidades, como um concerto surpresa, em junho, e o “Terra sem Sombra Kids”, com dois fins de semana temáticos para os mais pequenos.
Duas distinções e apresentação em Praga (República Checa)
O Festival Terras sem Sombra foi o vencedor na categoria cultura do prémio "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano – 2019" e foi incluído na edição de 2019-2020 do "El Libro de Oro de la Música en España" como reconhecimento do papel do Festival na aproximação do Alentejo raiano à Extremadura espanhola.
Publicado pela Fundación Orfeo, "El Libro de Oro" é um diretório que reune anualmente informações sobre as grandes orquestras, teatros, auditórios, concursos, festivais e entidades da vida musical espanhola. O Terras sem Sombra é a única entidade portuguesa listada na obra, surgindo na categoria dos Festivais que se realizam na Extremadura (Cáceres e Badajoz/ Alentejo).
Por outro lado, amanhã dia 9 de Janeiro, as vozes do Alentejo vão elevar-se, em Praga, no convento Anežský klášter (fundado no século XIII), com a atuação do Grupo Coral Os Bóinas, de Ferreira do Alentejo, ensaiados por Fernando Candeias, na apresentação do programa para 2020 na República Checa, país convidado da 16ª edição temporada. © NCV

Sem comentários: