3 de janeiro de 2020

Grupo Amigos de Póvoa e Meadas no Facebook voltou a escolher “quem se destacou em 2019”


Cumprindo a tradição.
Desta vez o conjunto dos destaques tem duas características relevantes, a maioria é jovem e não é residente na Póvoa. A juventude mostra-nos que, apesar do Concelho de Castelo de Vide ser dos mais envelhecidos, ainda tem muita gente jovem e com capacidade para o valorizar. O facto de não serem residentes e, em especial, vários residerem na sede do Concelho, evidencia o facto de a importância da Póvoa, no contexto concelhio, estar a ser cada vez mais reconhecida.
Bruno Bizarro é um jovem ciclista povoense, que teve, no ano de 2019, algumas excelentes participações em provas e com resultados brilhantes. Alcançou o 1º lugar na categoria de juniores em Abrantes e o 3º lugar no mini Grandfondo da Serra de S. Mamede. Junta-se assim a outros campeões povoenses que também se destacaram na columbofilia e na pesca desportiva.
Leonor Magro, filha da nossa terra, venceu o prémio Dr. António José Frazoa Quintans, atribuído pelo Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. É sempre um orgulho quando alguém com ligações à Póvoa se destaca, especialmente na área da educação, tendo em conta as dificuldades inerentes à interioridade do Concelho. Mas a Leonor e o Agrupamento de Escolas, provam que, mesmo no interior, é possível obter bons resultados.
Susana Simão obteve um MBA (pós graduação) em Administração de Organizações Sociais. O destaque justifica-se, especialmente, pela área escolhida. A Susana exerce a sua actividade no Lar de 3ª Idade da Póvoa, que beneficiará, seguramente, com as competências que adquiriu. A gestão de um lar vai muito para além da vertente financeira e exige um conhecimento e sensibilidade especiais para conseguir oferecer aos utentes condições dignas. O lar da Póvoa bem precisa dessas competências.
José Maria Lourenço, num ano em que os cafés da Póvoa decidiram apostar na renovação das suas esplanadas, facto que não será alheio à recente promessa do Presidente da Câmara em as dotar de condições similares às da sede do Concelho, o Café Jardim apostou, mais uma vez, nas excelentes potencialidades da sua esplanada. Pelo segundo ano promoveu um evento com música, animando a noite. Trata-se de uma forma inteligente de aproveitar a maior afluência de gente durante o verão. Talvez neste novo ano possam experimentar outro tipo de música e até mais do que uma noite. Escolhi José Maria apenas para dar um rosto ao Café Jardim, mas os outros elementos que diariamente lhe dão vida também são abarcados neste destaque.
Filipe Luz dirigente da associação juvenil Ekosiuvenis de Castelo de Vide, que se juntou à Junta de Freguesia da Póvoa para organizar a Milha Pedro Rabaça que homenageou o antigo atleta povoense. Esperemos que seja para continuar.
João Diogo Carlos da Juventude Socialista de Castelo de Vide, levou a sua organização a uma campanha de rastreios na área da saúde com o apoio das farmácias de Castelo de Vide. Dessa campanha resultou a possibilidade de entregar donativos a instituições do Concelho. O lar da Póvoa foi presenteado com um donativo de 1000 euros.
Luís Pedro Cruz, o arquitecto castelovidense, mostrou, ao longo de 2019, abundantemente o seu talento para arriscar e riscar gravuras. A nossa terra foi contemplada com um conjunto extraordinário de gravuras, bem documentadas aqui no Grupo. Falta organizar uma exposição que, esperamos, se realize esta ano.
Arlindo Consolado Marques, o guardião do Tejo, neste ano marcado pelas preocupações ambientais, liderou, praticamente só, uma campanha contra a poluyição do nosso Tejo e, mais recentemente, contra a seca no nosso Sever. Sem o apoio mediático dado a protagonistas de outras paragens, fez mesmo a diferença, na prática e não apenas no discurso.
Jorge Rosa

Sem comentários: