A FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis lançou no passado dia 4 de Março em Beja a Campanha Nacional “Associativismo Juvenil: Escola para a Igualdade”, uma ação inédita que visa promover a participação ativa dos jovens na sociedade no que diz respeito à temática da igualdade e não discriminação, assente no empoderamento, na capacitação e na afirmação da sua cidadania, abordando temas como igualdade de género, igualdade de oportunidades, orientação sexual, origem étnica, origem racial, deficiência, idade, crença ou religião e características sociais e económicas.
Estiveram também presentes os dirigentes do Alentejo nos órgãos sociais da FNAJ, João Diogo Carlos, de Castelo de Vide e José Janeirinho e Manuel Marchante de Évora.
Sessões em Castelo de Vide e Portalegre
Esta campanha da Federação Nacional vai percorrer 30 escolas de todo o país, entre as quais o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide (amanhã, 5ª feira dia 12) e a Escola Secundária de São Lourenço, em Portalegre (na 6ª feira dia 13), e inspirar nos cerca de 4000 jovens envolvidos, a capacidade de agir, despoletando novas ações com impacto direto na comunidade e promovendo a igualdade e o respeito pela diversidade junto dos seus pares e das organizações de juventude, sendo financiada pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género como organismo intermédio.
A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) representa 1 200 organizações em Portugal e cerca de 500 000 agentes ativos. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário