10 de março de 2020

Sérgio Graciano começou a rodar o filme "Salgueiro Maia - O implicado” a estrear em 1 de Outubro
- filmagens também incluem Castelo de Vide

Começou ontem em Santarém a rodagem do filme de ficção "Salgueiro Maia - O implicado”, sobre um dos capitães que protagonizaram a revolução de Abril de 1974. 
A realização é de Sérgio Graciano e as filmagens decorrem nas próximas sete semanas também em Lisboa, Pombal e Castelo de Vide. O filme, produzido pela Sky Dreams Entertainment, tem estreia marcada para 1 de Outubro.
Tomás Alves no papel de Salgueiro Maia

Tomás Alves.
Apresentado como "o primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974", o filme é encabeçado pelo ator Tomás Alves no papel de Salgueiro Maia. 
Além de Tomás Alves, o elenco do filme contará, entre outros, com Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa e Gabriela Barros.
Argumento de João Lacerda de Matos e António de Sousa Duarte 
Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, ”Salgueiro Maia - O Implicado” retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o capitão de Abril". O argumento é de João Lacerda de Matos a partir de uma biografia assinada por António de Sousa Duarte sobre o `capitão de Abril`.
Fernando Salgueiro Maia
Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão, em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Em 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda do Estado Novo.
Morreu a 3 de Abril de 1992, aos 47 anos.
O realizador Sérgio Graciano
O filme "Salgueiro Maia - o Implicado" é uma coprodução com a colombiana 11:11 Films & Tv, e conta com o apoio da RTP, do Instituto do Cinema e audiovisual, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.
Sérgio Graciano trabalha sobretudo em televisão, tendo o nome associado, por exemplo, à série "Conta-me como foi", às telenovelas "Laços de Sangue" e "Prisioneira", e ao programa "Último a sair".
Em 2020 estreou a primeira longa-metragem de ficção, "Assim Assim" (2010), à qual se sucederam "Uma vida À espera" (2016), "Perdidos" (2017) e "Linhas de sangue" (2018).
Este ano, Sérgio Graciano deverá estrear ainda dois outros filmes, segundo informação no portal IMDB: "A impossibilidade de estar só" e "O som que desce na Terra". © NCV

Sem comentários: