“O 25 de Abril celebra-se sobretudo, neste momento, lutando contra o coronavírus. Os capitães de Abril, neste momento, são os profissionais de saúde”.
Estas palavras do poeta Manuel Alegre, proferidas há poucos dias, servem-nos de profunda reflexão, neste ano 2020, sobre o verdadeiro significado desta data. O que elas encerram é a essência do próprio 25 de Abril, movimento que em 1974 teve uma expressão política, sim, mas que serviu sobretudo para instaurar em Portugal um regime em que os valores da fraternidade e da solidariedade fossem consagrados na Constituição e na nossa vida de todos os dias.
Há 46 anos, os valores da fraternidade e da solidariedade foram empunhados pelos capitães de Abril para restaurar a liberdade. Hoje, com a democracia garantida e consolidada, esses mesmos valores da fraternidade e da solidariedade são a força que nos fará restaurar a saúde pública, a confiança e a esperança num amanhã sempre melhor.
E se “os capitães de Abril, neste momento, são os profissionais da saúde”, como diz Manuel Alegre, é para eles que vai a gratidão do povo português, por mais esta batalha que estão a enfrentar, com o apoio de todos nós e inspirados pelos valores de Abril.
Por isso, unamos todos os nossos esforços em torno destes valores de sempre. Por isso dizemos, hoje com um sentido diferente, mas sempre igual: VIVA O 25 DE ABRIL!"
Presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas
António do Rosário Bagina Simão
Sem comentários:
Enviar um comentário