21 de abril de 2020

Câmara Municipal de Nisa assegura testes de despistagem à Covid-19 nas IPSSs do concelho

A Câmara Municipal de Nisa iniciou, no dia 14 de Abril, a realização dos testes de despistagem à covid-19, no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Amieira de Tejo e, no dia 17 de abril, no Centro Social de Tolosa. Os primeiros testes foram realizados às equipas de colaboradores cuidadores daquelas instituições, que já se encontram a trabalhar em “espelho”, condição recomendada pela Direção Geral de Saúde. Felizmente, para aqueles colaboradores e consequentemente para os utentes assistidos, todos as colheitas deram resultado “negativo”. 
Durante a presente semana e no decurso das próximas, dar-se-á prosseguimento da atividade de despistagem nas restantes IPSS’s do Concelho, repetindo-se os testes, mediante articulação e condição da disponibilização de técnicos de saúde indicados pela ULSNA.
Estes testes, que detetam a presença de SARS-Cov-2, adquiridos pelo Município de Nisa são produzidos e analisados por laboratório que consta da lista referenciada pela DGS, o qual comporta protocolos de qualidade associados (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge - PNAEQ; Randox International Quality Assessment Scheme - RIQAS; UK National External Quality Assessment Scheme for Microbiology - NEQAS e INSTAND e.V.). s testes de despistagem são feitos por PCR-RT em Unidade de Biologia/Patologia Molecular sendo que as colheitas são realizadas por exsudado nasofaríngeo.
Esta campanha de testes de despistagem é suportada pelo Município de Nisa, para detetar, numa primeira fase de intervenção e em período anterior à mudança de turnos a funcionar em espelho, casos de colaboradores que possam estar infetadas por covid- 19, sendo esta uma forma preventiva de proteger a população mais vulnerável, designadamente os idosos institucionalizados, assim como seus cuidadores e profissionais que prestam serviços essenciais à comunidade.
“O Município de Nisa está preocupado e atento à população do concelho, no seu todo, mas manifesta especial atenção em relação às pessoas mais vulneráveis à pandemia e aos seus efeitos colaterais”, lê-se em nota de imprensa distribuída ontem. © NCV

Sem comentários: