A Câmara Municipal de Portalegre está a preparar a distribuição de máscaras do tipo não cirúrgico à população do concelho, numa ação concertada com um grupo de voluntárias, que se disponibilizou para a sua confeção. Embora continue “a defender e a recomendar a permanência em casa por motivos de segurança e saúde pública”.
“Estas máscaras sociais ou comunitárias caracterizam-se por serem confecionadas em algodão e reutilizáveis após uma higienização adequada”.
A Câmara está a adquirir todos os materiais e componentes no comércio tradicional, sendo depois entregues ao grupo que vai produzir as máscaras.
Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças
Esta decisão surgiu na sequência das recomendações emanadas recentemente pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças, que considera o uso de máscara em espaços interiores fechados como uma medida complementar de proteção contra a COVID-19, sobretudo para quem se encontra em espaços fechados como supermercados, transportes públicos ou locais de trabalho que obriguem a uma maior proximidade entre as pessoas.
“Realçamos que, devido à sua escassez e conforme recomendação das entidades oficiais, a utilização de máscaras cirúrgicas e respiradores N95 ou FFP2 devem continuar reservadas para os profissionais de saúde e outros trabalhadores já identificados”, sublinha a nota emitida pela autarquia, onde se sublinha que “a utilização de máscaras pela população deverá ser vista como um ato de altruísmo, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribui, isso sim, para a proteção das outras pessoas”.
“Não pretende (…) transmitir uma mensagem de falsa segurança”
“A produção deste equipamento de proteção não pretende, de forma alguma, transmitir uma mensagem de falsa segurança. Continuamos a apelar ao bom senso de todos os munícipes, pedindo que permaneçam em casa, saindo apenas por motivos de necessidade justificada. Esta medida está integrada num plano mais global que será adotado imediatamente após o abrandamento das medidas de confinamento”.
“Oportunamente divulgaremos quando e de que forma será feita a distribuição das máscaras pela população do concelho. Nesta fase, importa agradecer a quem se ofereceu para confecionar estes equipamentos de forma completamente altruísta e solidária”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário