O Lar da Terceira Idade Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, recebeu um subsídio de 20 mil euros da Fundação Calouste Gulbenkian que lhe vai permitir melhorar substancialmente o apoio que presta aos atuais 10 utentes do seu Centro de Dia que neste momento se encontram em regime de assistência domiciliária (refeições e medicamentos) e ainda triplicar o número de utentes nesta valência.
Tablets e rede wi-fi em casa do clientes
O apoio do programa “Cuida” (1,2 milhões de euros) integrado no Fundo de Emergência Covid-19 (5 milhões de euros) que a Fundação estabeleceu permitirá a compra de tablets e a instalação de rede wi-fi nas casas dos dez utentes a quem será ministrada formação como utilizadores.
Equipa reforçada e atividades à ditância
Susana Simão |
Para a diretora técnica da instituição, Susana Simão, o subsídio da Fundação Gulbenkian permitirá reforçar com mais 2 elementos a equipa de apoio domiciliário, e ainda adquirir um sistema informático para que os utentes possam ter aulas de ginástica geriátrica e desenvolver atividades de expressão plástica virtual (à distância), um projeto que o Lar de Póvoa e Meadas pensa alargar à pequena aldeia onde se insere.
Em tempo recorde
O projeto apresentado ao “Cuida” da Fundação Gulbenkian foi integralmente desenvolvido em tempo recorde pela equipa da própria instituição povoense liderada por Susana Simão. E foi aprovado também em tempo recorde.
O programa “Cuida” beneficiou 69 instituições da sociedade civil em todo o país que trabalham no apoio à população idosa, no quadro do Fundo de Emergência Covid-19, criado pela Fundação Gulbenkian e aberto a outras entidades, que pretende “reforçar a resiliência da sociedade portuguesa em tempos de pandemia” nas áreas da saúde, da ciência, Ssociedade civil, educação e cultura. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário