27 de junho de 2020

Câmara Municipal de Nisa anunciou acordo com a ULSNA para a Extensão de Saúde de Alpalhão

Fotos © CMN/NCV
Alpalhão vai ter um nova Extensão de Saúde. A Câmara Municipal de Nisa adiantou esta semana ter encontrado com a ULSNA uma solução para o problema “que se abateu sobre a população daquela freguesia no que diz respeito à forçada cessação da prestação de serviços de saúde, quando no final de 2019 o edifício onde estava instalada a Extensão de Saúde de Alpalhão (antiga Casa do Povo) começou a sofrer graves infiltrações”.
Esta solução começou a ser equacionada no decorrer das diligências realizadas para encontrar uma resposta mais urgente que foi encontrada provisoriamente no Centro Cultural Prof. José Maria Moura, onde está a laborar atualmente a referida Extensão de Saúde, corrigindo assim a privação dos cuidados de saúde primários a que a população local estava sujeita.

Investimento global de 380 mil euros

Considerando, portanto, que esta resposta facultada no Centro Cultura não poderá ser definitiva e que é viável a solução equacionada, com vista à construção de uma nova infraestrutura e ao seu respetivo apetrechamento com mobiliários e equipamentos necessários, a Presidente da Câmara Municipal, Idalina Trindade, assinou na quarta-feira, no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, com o Presidente da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Joaquim Araújo, um protocolo para a deslocação da Extensão de Saúde de Alpalhão, que implicará um investimento global de 381.487,12 euros para a empreitada, para o projeto técnico e para os equipamentos médicos, hospitalares, administrativos e informáticos.

Candidatura ao Alentejo 2020

A nova Extensão de Saúde de Alpalhão vai ser edificada numa área cedida pela Câmara Municipal junto ao Centro Cultural Prof. José Maria Moura, após a aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020 apresentada pela ULSNA e que, a ter resposta positiva, irá garantir 85% do financiamento total da obra, sendo o restante financiado igualitariamente pelo Município de Nisa e pela ULSNA. © NCV

Sem comentários: