18 de junho de 2020

Dados do IEFP relativos a Abril: Castelo de Vide contraria o aumento generalizado do desemprego

Clicar na imagem para ampliar o quadro.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, publicou uma nota de análise e comentário aos dados do desemprego relativos a Abril passado publicados pelo IEFP, que a seguir se republica na integra com título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV.
“Castelo de Vide foi esta semana notícia por ser o concelho do Alentejo que mais contraria o aumento generalizado do desemprego, sendo que no distrito de Portalegre o desemprego subiu em 11 dos 15 concelhos.
A notícia tem por base os números revelados pelo IEFP no que se refere à comparação do número de desempregados de Abril de 2020 (em contexto de pandemia COVID-19) face ao período homólogo de 2019.
A nível nacional há 40 concelhos onde o número de inscritos aumentou mais de 50% e em 102 municípios o agravamento do desemprego foi superior a 25%.
Dos 304 municípios portugueses apenas 54 (ou seja 20%) contrariaram a tendência do aumento de desemprego, nalguns casos de modo vertiginoso.

Também Marvão, Fronteira e Monforte

Só no distrito de Portalegre são mais de 800 pessoas a irem para o desemprego, sendo que em 11 dos 15 concelhos todos aumentaram o número de desempregados.
Castelo de Vide de modo substantivo, Marvão, Fronteira e Monforte de forma menos expressiva, mas estes 4 municípios a responderem positivamente e contrastando com o cenário nacional e regional verdadeiramente preocupante.

A situação de Castelo de Vide

Na verdade, olhando para os números desde o princípio do ano, percebemos que a situação de Castelo de Vide está dependente de uma situação sócio-económica mais estabilizada, porquanto de Janeiro a Abril, em todos os meses se verificou uma quebra acentuada na taxa de desemprego relativamente à comparação com igual período homólogo do ano transato de 2019 (Janeiro -32; Fevereiro -29; Março -23; e Abril -12).
Por esta mesma razão Castelo de Vide responde agora com a variação mais positiva dada a redução de número de inscritos no desemprego, não só do distrito de Portalegre como também de todo o Alentejo.

Recuperação não é fácil em tempo de muitas incertezas

Está é a realidade que nos norteia e regenera para continuarmos a desenvolver a economia no nosso Concelho. Sabemos que não é fácil a recuperação e que há muitas incertezas. Mas também acreditamos na força dos alicerces que temos vindo a construir.
Uma palavra - a de maior importância! - para os nossos empresários, dirigentes das IPSS e os demais responsáveis que contribuem para que assim seja, muito particularmente àqueles que a muito custo e infinita determinação mantêm os postos de trabalho (ou o próprio), neste contexto de aumento vertiginoso do desemprego e de tempos incertos”.
António Pita
Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide
(Título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV)
                      Clicar na imagem para ampliar o quadro.

Clicar na imagem para ampliar o quadro.

Clicar na imagem para ampliar o quadro.

Sem comentários: