3 de junho de 2020

Sinagoga de Castelo de Vide reabre na sexta-feira reconhecida como estabelecimento “Clean & Safe”


A Sinagoga de Castelo de Vide reabre ao público no próximo dia 5 de Junho “neste processo gradual de desconfinamento que o país agora atravessa após as interdições que a Pandemia COVID-19 impôs nos últimos três meses”, anuncia uma nota de imprensa da Cãmara Municipal.
Qualidade sanitária, novas regras
Nesta reabertura este espaço irá surgir com o selo de qualidade sanitária Clean&Safe atribuído pelo Turismo de Portugal, pelo que a visita obrigará a novas regras, destacando-se: 1.- Respeitar a limitação do número de visitantes definido para o efeito (6 em simultâneo); 2.- Aguardar a autorização de entrada do supervisor de receção para entrar no edifício; 3.- Usar máscara facial; 4.- Utilizar desinfetante para as mãos; 5.- Respeitar a distância de segurança de 2 metros entre visitantes que não façam parte do seu grupo; 6.- Fazer circuito de visita em sentido único, com entrada na porta principal e saída na cave (Rua da Fonte); e 7.- Dar-se-á preferência às visitas previamente agendadas.
“Voltar à normalidade da oferta turística”
“Com a reabertura deste equipamento religioso-cultural Castelo de Vide pretende gradualmente voltar à normalidade da sua oferta turística, de modo a que as receitas do setor produzam efeitos na tesouraria dos estabelecimentos muito afetados pela ausência de visitantes”.
Novo conteúdos e apresentação de 2 projetos
Com esta reabertura da Sinagoga “os visitantes poderão conhecer novos conteúdos, bem como a apresentação promocional dos dois projetos subordinados à mesma temática, os quais se encontram atualmente em cursos; designadamente o Centro de Interpretação Garcia de Orta e a Casa da Inquisição, na expetativa de criar a motivação ao visitante para uma futura visita”.
Mais de 317 mil visitantes desde 2009
“A Sinagoga de Castelo de Vide é um dos locais de visita obrigatória da região e um ponto de referência incontornável na oferta da rede nacional do Património Judaico. Desde a sua abertura ao público depois do projeto de requalificação (Abril de 2009) deram entrada 317.874 visitantes (até dezembro de 2019), sendo que 2019 foi o ano recorde do número de visitantes com 32.946 entradas”.
“Já Janeiro e Fevereiro do corrente ano foram os melhores meses de sempre com valores absolutamente extraordinários alinhados com indicadores económicos do mesmo período, facto que pronunciava um ano bastante promissor não fosse o fatídico vírus COVID-19”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar o quadro.

Sem comentários: