15 de agosto de 2020

Festival Periferias 2020: prémio do público para documentário sobre violinista libanês Ara Malikian

"Ara Malikian, uma vida entre as cordas", a obra documental da realizadora Nata Moreno sobre o conhecido violinista libanês, foi distinguida com o prémio do público, ao cair do pano da VIII edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara.
A decisão foi anunciada durante a gala de encerramento realizada ontem no Museu Vostell Malpartida, em Malpartida de Cáceres (Espanha), após cerca de uma semana de projeções em aldeias e lugares de Portugal e Espanha.
Num vídeo partilhado com a audiência, a cineasta de Zaragoza agradeceu o reconhecimento obtido, afirmando que "todos os prémios são bonitos, mas não há nenhum tão bonito quanto o do público”.
A realizadora da obra, que soma mais esta distinção aos prémios Goya e Forqué obtidos na categoria de Melhor Documentário, realçou o papel do festival por “levar o cinema a lugares onde mais ninguém o faz e por torná-lo um evento tão delicado e especial ”.
O deputado da Cultura e Desporto do Conselho Provincial de Cáceres, Fernando J. Grande Cano, foi o responsável pela divulgação do nome do vencedor deste prémio, promovido por aquela entidade através da sua marca Taejo Internacional.
Nesta sessão, que assinalou o fecho do festival, marcaram presença a Secretária Geral da Cultura da Junta de Extremadura, Miriam García Cabezas; o diretor do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças do Executivo regional, Montaña Hernández; e o diretor do Museu Vostell Malpartida, José Antonio Agúndez.
Em jeito de balanço, a diretora do festival, Paula Duque, expressou o seu agradecimento pelo compromisso do público, "por ter respeitado sempre as normas de segurança e, sobretudo, por ter continuado a consumir cultura em tempos de crise”.
Segundo Paula Duque, “cerca de mil espetadores passaram pelas oito etapas desta edição do Periferias", uma edição preparada com cuidados especiais num esforço para reduzir os riscos relacionados com a atual situação de saúde pública.
Ao longo destes dias, foi possível acompanhar uma programação de cerca de vinte títulos, duma seleção que incluiu nomes como Pedro Costa, Oliver Laxe, Leonor Teles, Mariana Gaivão, Sofia Bost, Alejandro Salgado, André Sanz, Nata Moreno, Guillermo de Olivera, Elia Suleiman e Wanuri Kahiu.
Entre as novidades apresentadas, contaram-se sessões online, através da plataforma Filmin e videoclube Zero em Comportamento, e um Drive-In, realizado na localidade espanhola de Carvajo, bem como a venda digital de bilhetes pela ticketline.
O Periferias conta, em Portugal, com os patrocínios da Câmara Municipal de Marvão, Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, Direção Regional de Cultura e Turismo de Portugal. Do lado espanhol, os principais apoios são os da Junta de Extremadura, Filmoteca da Extremadura, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento de Valência de Alcântara. © NCV

Sem comentários: