13 de agosto de 2020

Juventude Socialista de Castelo de Vide reuniu com a Frajal no Dia Internacional da Juventude

A Juventude Socialista de Castelo de Vide reuniu ontem à distância com a Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL), a propósito do Dia Internacional da Juventude.
Na reunião foram abordados os efeitos da pandemia no movimento associativo juvenil e as respostas que foram recentemente concretizadas pelo Governo e que dão respaldo a muitas das interrogações e necessidades identificadas.
Aprofundar políticas autárquicas para a juventude
Numa outra área foi tratada a necessidade de promover e aprofundar mais políticas autárquicas para a juventude, designadamente através da reflexão sobre o modelo e o funcionamento dos Conselhos Municipais da Juventude, outros ferramentas de participação adicionais a estes e sobre políticas emancipatórias dos jovens a desenvolver nos contextos locais.
Assinalado o Dia Internacional da Juventude
Em 1999 por recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude e aceite pela Assembleia Geral das Nações Unidas, foi declarado o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude.
“Este dia, tem como objetivo fazer com que tenhamos consciência da importância do exercício da nossa cidadania e relembrar os decisores políticos da importância das gerações jovens”, sublinha uma nota da JS de Castelo de Vide.
2020 é o ano marcado pelos 75 anos da Carta das Nações Unidas, tendo em conta que a comunidade internacional tem exatamente uma década para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, a Organização das Nações Unidas estabeleceu como tema para este Dia Internacional da Juventude o “Compromisso Jovem para a Ação Global”. © NCV

Sem comentários: