2 de agosto de 2020

Periferias – Festival Internacional de Cinema regressa a Marvão e Valencia de Alcántara entre 6 e 11 de Agosto

Clicar na imagem para ampliar.
A VIII edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara, decorrerá entre 6 e 11 de agosto, numa dezena de locais de Portugal e Espanha, apresentando uma programação de cerca de vinte títulos.

Dez palcos raianos
A abertura tem lugar, no dia 6, em Santo António das Areias, no Quartel de Bombeiros, com o filme “O que arde”, de Oliver Laxe, estando previstas para esta edição várias novidades, que incluem uma sessão drive-in (Carbajo, Espanha, dia 7) e propostas de cinema Online.
Entre os palcos deste ano, contam-se Marvão, Santo António das Areias, Beirã, Ammaia, Olhos d’Água, Fronteira de Galegos, Carbajo, Zarza La Mayor, Cedillo e Malpartida de Cáceres.

Filme “O que arde” na abertura
Em destaque, estão trabalhos premiados, como é o caso do filme de abertura, de Oliver Laxe, “O que arde”, distinguido com o Prémio do Júri, no Festival de Cannes, ou de “Vitalina Varela” (dia 9, Marvão), do português Pedro Costa, aclamado no Festival de Locarno, onde conquistou o Leopardo de Ouro e, ainda, o Leopardo de Prata, para melhor actriz.

Proposta de cinema ibérico
Completam a proposta de cinema ibérico os filmes “Barzakh”, de Alejandro Salgado, “Ara Malikian, una vida entre las cuerdas”, de Nata Moreno, os documentários “Santuário”, de Álvaro Longoria, produzido e apresentado por Javier Bardem, “Desenterrando Sad Hill, de Guillermo de Oliveira, e “El Cuadro”, de Andrés Sanz, bem como a reunião de três curtas das jovens cineastas portuguesas Leonor Teles, Mariana Gaivão e Sofia Bost.

Obras internacionais
O programa integra, igualmente, obras internacionais de relevo como é o caso de “O Paraíso, Provavelmente”, do realizador palestiniano Elia Suleiman, ou Rafiki, da queniana Wanuri Kahiu, que terá estreia absoluta em Portugal. O filme africano será exibido no segundo dia de festival, integrando um painel dedicado ao tema “sexualidade e género”, a par de um conjunto de curtas metragens chinesas, que nos chegam através dos festivais “Critica” e “ShangaiPride”. Os filmes deste dia serão disponibilizadas on-line, através da plataforma Filmin.
No contexto do momento delicado que vivemos, será implementado um plano de contingência, de forma a assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança impostas pelas autoridades de saúde. © NCV

Sem comentários: