28 de setembro de 2020

Atas das IV Jornadas Internacionais de Idade Média publicadas em livro apresentado a 8 de Outubro

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Um despacho do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, datado de 15 de Setembro, determinou a edição de um Livro de Atas que reúna “os resumos das comunicações de reputados investigadores portugueses, espanhóis, franceses, ingleses, italianos e alemães presentes nas IV Jornadas Internacionais de Idade Média, os quais refletiram sobre “Abastecer a Cidade na Europa Urbana Medieval”.
“À semelhança dos livros anteriores, editados no âmbito das várias edições das Jornadas Internacionais de Idade Média, preconiza-se que a publicação se constitua referência e consulta obrigatória para a investigação atual sobre a Idade Média, sendo que o livro será, assim, o registo do tema debatido em Castelo de Vide”, refere António Pita que adianta que “com coordenação científica de conceituados Professores Catedráticos europeus, o livro conta com edição da Professora Doutora Amélia Aguiar Andrade e do Doutorando Gonçalo Melo da Silva.
O livro será lançado no próximo dia 8 de Outubro, na abertura da quinta edição das Jornadas, que decorrem até dia 10, este ano subordinadas ao tema “Governar a Cidade na Europa Medieval”.
Justificação legal de competências
No despacho adianta-ser, a título justificativo, que “o livro surge em conformidade com aquelas que são as competências da Câmara Municipal delegadas no presidente da Câmara ao abrigo da Lei 75/2013 de 12 de Setembro, na sua atual redação, Anexo I, al. t) “assegurar, incluindo a possibilidade de constituição de parcerias, o levantamento, classificação, administração, manutenção, recuperação e divulgação do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico do município (…”) e al. zz) “promover a publicação de documentos e registos, anais ou de qualquer outra natureza, que salvaguardem e perpetuem a história do Município”, ambas do art.º 33.º, n.º 1 da Lei 75/2013 de 12 de setembro, no seu Anexo I, na sua atual redação”. © NCV

Sem comentários: