28 de setembro de 2020

Póvoa e Meadas TV:
lançamento do livro “Teatro” de Adolfo Bugalho ontem no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira



Reportagem também disponível no MEO-KANAL 601388

Conforme estava previsto decorreu ontem no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide o lançamento do livro “Teatro” de Adolfo Bugalho, uma edição do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) em parceria com as Edicões Colibri. A iniciativa enquadrou-se nas Jornadas Europeias do Património 2020.
Meia centena de participantes
Com a presença de cerca de meia centena de pessoas, e debaixo de rigorosas medidas de segurança sanitária, cumprindo as normas da DGS e os regulamentos do “Plano de Contngência” estabelecido para aquele equipamento viticastrense, foi levada à cena uma leitura encenada do exercício teatral “Toada” e visionado o excelente documentário "Adolfo Bugalho - Vida e Obra" produzido pela Póvoa e Meadas TV (Nuno Fidalgo) para o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, e que se publica em separado.
Na encenação – tendo como pano de fundo um dos muitos cenáros desenhado por Adolfo Bugalho recuperado de entre o vasto espólio que está em poder da Sociedade 1º de Dezembro - participaram Helena Esteves, do Grupo Espalharte (Sociedade 1º de Dezembro), e Susana Teixeira e Alberto Cruz, do Teatro do Convento (Portalegre) e Maria Simões da Cooperativa Descalças (Castelo de Vide).
A apresentação do livro esteve a cargo de Maria do Carmo Fernandes Alexandre, presidente do GACV, e de Fernando Mão de Ferro, das Edições Colibri.
Textos de Mário Rainho e Diogo Salema Cordeiro
O livro "Teatro" de Adolfo Bugalho reúne as peças "O Pregão", "A Sombra de um Brilho", "Eu e o meu chapéu" e "Toada" num volumr de 144 páginas e é editado em parceria do Grupo de Amigos de Castelo de Vide com as Edições Colibri.
A edição é valorizada e acompanhada por um "testemunho" introdutório da autoria de Mário Rainho e por uma nota biográfica por Diogo Salema Cordeiro, sendo a capa da autoria de Augusto Rainho e a paginação de Vera Lopes.
A organização e a revisão do volume estiveram a cargo de Joaquim Canário, António Manuel Pacheco Busca e Alexandre Cordeiro.
"Chegar às gerações mais novas através da Educação e do Teatro"
"Reunir num único livro as peças de teatro escritas pelo médico Adolfo Bugalho (1907 –1986) (...) foi sempre um compromisso do Grupo de Amigos de Castelo de Vide. É uma alegria cumpri-lo agora", refere Maria do Carmo Fernandes Alexandre, atual presidente da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.
Para esta dirigente, "proporcionar esta partilha e poder chegar às gerações mais novas através da Educação e do Teatro é para nós motivador, certos de que contribuir para a cultura e para a formação de novos públicos é a mais digna das missões". © NCV

Sem comentários: