15 de outubro de 2020

Câmara Municipal adquiriu o lote no Bairro de Santo António para instalar o futuro Arquivo Municipal

Fotos © D.R./NCV
Foi celebrada na passada terça-feira a escritura de aquisição do lote do Bairro da Muralha, “inicialmente destinado para espaço comercial e cuja obra iniciada de construção civil não foi concluída”, anunciou nas redes sociais o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
“Considerando a quantidade e diversidade da oferta existente ao nível de espaços de restauração, cafetarias, pastelarias e similares, bem como de mercearias, a Câmara Municipal pretende agora revogar essa possibilidade inicial de uso comercial revertendo este espaço para futuro Arquivo Histórico Municipal”, adiantou António Pita.
“Com esta decisão a Autarquia poderá assim ver cumprida uma antiga ambição em ter um edifício ajustado à preservação, salvaguarda e conservação do acervo documental municipal e, simultaneamente, libertando o edifício do antigo Posto da Guarda Fiscal”.
Aquisição decidida em Julho passado
A aquisição deste lote de terreno para construção urbana foi contratado em Julho passado (ver notícia AQUI) pelo valor de 73 mil euros à massa insolvente da empresa Costa & Carvalho, S.A. com sede em Alcobaça.
O lote destinava-se inicialmente a “comércio ou serviços” e tem a área total de terreno 325 m2 , uma área de implantação do edifício 325 m2 e uma área bruta de construção permitida de 650 m2.
Câmara Municipal pagou comissão de 5% à leiloeira
A Câmara Municipal efetuou em Julho dois pagamentos imediatos, um de 14600 euros correspondentes a 20% do valor da aquisição “a tí
tulo de sinal e princípio de pagamento” e outro de 4 489,50 euros relativo à “comissão da LeilOn Ativos, Ld.ª, (5% do valor da aquisição + IVA)”, valor que assim se soma na prática ao do custo da compra. © NCV

Sem comentários: