Clicar na imagem para ampliar. |
Trata-se de uma obra de conjunto que sistematize a evolução da relação do estado português com as comunidades judaicas ao longo da nossa multissecular história.
“Portugal e os Judeus” pretende ser um “contributo para superar uma insuportável lacuna historiográfica”. Originariamente era uma tese de doutoramento defendida pelo autor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Revista, feitos alguns ajustes e complementada, para efeitos de publicação em livro, foi organizado em três volumes, a editar até finais de 2006 em datas carregadas de simbologia para a história dos judeus portugueses.
O primeiro volume cobre o período dos primórdios da nacionalidade à legislação pombalina. O segundo volume (Do Ressurgimento das Comunidades Judaicas à Primeira República) foi lançado à passagem de mais um aniversário do trágico estabelecimento da Inquisição em Portugal (23 de Maio de 1536), que vigorou oficialmente até 1821 e originou mais de quarenta mil processos.
O terceiro volume (Judaísmo e Anti-semitismo no Século XX) foi lançado à passagem do aniversário da execução de António José da Silva, “o Judeu” – consumido pelas criminosas chamas do auto-de-fé de 18 de Outubro de 1739 –, com o objetivo de homenagear todos os intelectuais, artistas e escritores portugueses assassinados pelo intolerante tribunal do Santo Ofício.
O autor
Jorge Martins é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa (2006) e professor de História desde 1978. Pertence ao quadro da Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha, é professor convidado do Instituto Superior de Ciências Educativas - Odivelas e investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE - Lisboa. Tem exercido atividade de formador em centros de formação de professores e é autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio, designadamente, sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos. Entre outras obras sobre assuntos judaicos, é autor dos três volumes de “Portugal e os Judeus”, também publicados sob a chancela Vega. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário