1 de novembro de 2020

Biblioteca Escolar do AE de Castelo de Vide:
comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020 centradas nas turmas

Fotos © BE-AECV/NCV
Neste ano atípico, as comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide foram mais centradas nas turmas.
Deste modo, sendo o tema do MIBE “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar”, a Biblioteca Escolar juntou-se ao Projeto de Educação para a Saúde (PES), coordenado pela professora Ana Fernandes, e promoveu sessões para as turmas do 2º, 3º e 4º Ciclos, com o tema “Prevenir a COVID-19”.
As sessões foram dinamizadas pela Dra. Madalena Carapeto da Farmácia Freixedas, que, através da história “Vila Saúde” sensibilizou os alunos para os cuidados a ter na prevenção desta doença.

“Pequenos chefes contra o desperdício alimentar - Livro culinário”
Por outro lado, a Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde convidaram a comunidade escolar a participar na iniciativa “Pequenos chefes contra o desperdício alimentar - Livro culinário”.
Os alunos foram convidados a recolher ou elaborar receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou desperdícios e que as entreguem na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Garcia d’Orta, até ao dia 30 de Outubro.
Esta atividade conjunta pretendeu assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo lema é “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar” e o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de Outubro.
"Vamos derrotar a Covid-19!?"
Acresce ainda que os alunos do 2º ciclo deram início ao projeto interdisciplinar "Vamos derrotar a Covid-19!?", que se concretizou através da realização de pesquisas sobre os temas propostos por cada disciplina, e que obrigou os alunos a deslocaram-se, por diversas vezes, à Biblioteca Escolar.
A Revista da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide editou uma edição para apoio ao currículo (projeto interdisciplinar - 2º ciclo) sob o tema "Vamos derrotar a Covid-19?" (ver AQUI). © NCV

Sem comentários: