16 de novembro de 2020

Covid-19 em Castelo de Vide: António Pita e Ana Faria apelaram à população para “que se evitem deslocações desnecessárias para concelhos vizinhos ou outros”

Clicar na imagem para ampliar.
O Presidente da Câmara Municipal, António Pita, e a Coordenadora Municipal da Proteção Civil Municipal de Castelo de Vide, Ana Faria, apelaram em comunicado conjunto à população emitido ao fim da manhã do passado sábado para “que se evitem ao máximo deslocações desnecessárias para concelhos vizinhos ou outros”, isto “apesar do nosso Concelho não estar em risco”.
“Comportamento exemplar ao longo destes 8 meses”
“Sabemos que o concelho de Castelo de Vide tem tido um comportamento exemplar ao longo destes 8 meses pela forma como tem lidado com esta pandemia; contudo, no momento em o país e a região atingem números alarmantes nesta segunda vaga, e apesar do nosso Concelho não estar em risco, apela-se que se evitem ao máximo deslocações desnecessárias para concelhos vizinhos ou outros.
Para mantermos estes bons resultados é fundamental manter-se o distanciamento social e cumprir com as recomendações da DGS”.
Câmara passa a divulgar apenas dados da ULSNA
Clicar na imagem para ampliar.
Nesse mesmo comunicado se informa a população que a Câmara Municipal de Castelo de Vide “passará, doravante, a comunicar diariamente a situação epidemiologica COVID-19 recorrendo para o efeito à difusão do Relatório específico que a ULSNA publica em http://www.ulsna.min-saude.pt, onde constam os dados oficiais atualizados ao dia para todos os concelhos do distrito de Portalegre”.
Termina assim a divulgação de dados diferentes oriundos da mesma fonte mas por via distinta. Mas tal acontece em prejuízo da transparência e de uma verdade atempada que uma informação de proximidade permitia até aqui à Câmara Municipal de Castelo de Vide. E que várias outras Autarquias do distrito continuam a adotar.
A este respeito, a última informação divulgada pela Autarquia local era a da existência durante vários dias de um único caso ativo no concelho, que neste novo contexto não foi nem confirmada nem contrariada.
Relatório Covid diário já tem ficha técnica
Recorda-se que a ULSNA passou a referir apenas esta semana (dia 11) uma “ficha técnica” no seu Relatório Covid diário onde se indica que “os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas”, que “não são divulgados números inferiores a 3 casos por concelho” e que “os dados plasmados são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos”. © NCV

Sem comentários: