26 de novembro de 2020

V Encontro Nacional da Federação “familiarMente” concretiza-se amanhã a partir de Castelo de Vide

O V Encontro Nacional "Equidade e igualdade de acesso ao tratamento da doença mental" realiza-se em Castelo de Vide na próxima sexta-feira dia 27 de Novembro a partir do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. A reunião anual promovida pela “familiarMente” - Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental, decorre totalmente online, através de videoconferência, quer por parte dos intervenientes, dos participantes e estará mesmo disponível para quem queira assistir aos trabalhos porque vai ser objeto de transmissão online.
Segundo o NCV conseguiu apurar junto da Federação, em Castelo de Vide estará apenas presente uma equipa de cerca de 8 pessoas da organização que assegura “toda a logística” e operacionaliza o evento e que inclui apenas dois intervenientes que farão as suas apresentações fisicamente a partir do Cine-Teatro.
Esta iniciativa estava marcada para o Centro de Congressos de Portalegre, e terá sido transferida para Castelo de Vide devido à situação pandémica que se vive no concelho vizinho. Aliás as duas Câmara Municipais apoiam agora o evento da “familiarMente”, lado a lado com a DGS e o Programa Nacional para a Saúde Mental.
Presidente da República na sessão de abertura
Na sessão de abertura participam Joaquina Castelão, presidente da “familiarMente”, Miguel Xavier, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental (DGS), Adelaide Teixeira e António Pita, presidentes das Câmaras Municipais de Portalegre e Castelo de Vide, Paula Marques, vogal da ARS Alentejo, Aníbal Reis Costa, membro da CCDR Alentejo, e o próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Ministra Marta Temido no encerramento
A sessão de encerramento termina com uma intervenção da Ministra da Saúde, Marta Temido, e conta com a participação de Miguel Durães, vice-presidente da “familiarMente”, de Hugo Hilário, presidente da CIMAA e da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, e de Paula Domingos, assessora do Programa Nacional para a aúde Mental (DGS).
O NCV vai transmitir em direto neste mesmo local os trabalhos deste V Encontro Nacional da “familiarMente”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: