31 de janeiro de 2021

Carolino Tapadejo, Beatriz Filomeno e Rui Bengala dão cara à “figuração hiper-realista” na Casa da Inquisição

Fotos © D.R/NCV
Já foi recebido em Castelo de Vide o primeiro conjunto de “figuração hiper-realista” destinado a concretizar o projeto de musealização da Casa da Inquisição a instalar no edifício conhecido como Casa do Morgado, na Rua Nova.
Pela fotos divulgadas verifica-se que alguns dos modelos são Carolino Tapadejo, Beatriz Filomeno e Rui Bengala, mas o NCV apurou que o número final será bastante maior.
O Presidente da Câmara Municipal “levantou a ponta do véu” nas redes sociais, desde logo com um agradecimento a todos aqueles que se voluntariaram e têm dado literalmente o corpo a esta causa, acabando também por ser uma homenagem simbólica aos homens e mulheres de Castelo de Vide perseguidos pelo Santo Ofício”.
"Projeto para ganhar o turismo pós pandemia” 
Fotos © D.R/NCV
Para António Pita, a Casa da Inquisição de Castelo de Vide “é um projeto para ganhar o turismo pós pandemia” que assim “entra na rampa final da sua implementação”. Para o autarca trata-se de “um processo longo e complexo com 5 anos de sucessivas etapas e que agora se vai aproximando do fim". 
"Depois das obras de recuperação do edifício, do restauro e conservação dos elementos artísticos, da definição de uma narrativa histórica única no país, ultimam-se agora os conteúdos e ambientes finais deste projeto cultural que irá abordar um tema tão interessante da História das Religiões e da própria história de Castelo de Vide”.
Figura de Guiomar Mendes será cicerone
“Ficamos cada vez mais ansiosos por visitar a Casa da Inquisição com a judia castelo-vidense Guiomar Mendes, condenada à morte na fogueira e aqui cicerone permanente retratada por uma jovem da terra que viveu a infância na Judiaria”, remata o Presidente da Câmara Municipal.
“Valorizar a Rota do Património Judaico"
Recorda-se que o procedimento para “Aquisição de Manequins e Silhuetas para o Museu da Inquisição” (ou Casa da Inquisição) foi aberto em Fevereiro do ano passado. A aquisição fez-se no âmbito da candidatura “Valorizar a Rota do Património Judaico de Castelo de Vide com as ferramentas do século XXI” (que confere a cobertura orçamental), num contrato que tem como gestora a técnica Superior Ângela do Carmo Santana Maximiano. © NCV

Sem comentários: