O Festival Mental 2021 regressa na sua quinta edição entre os dias 20 e 23 de Maio no Cinema São Jorge, em Lisboa. O evento envolve a arte do cinema e informação, música, teatro, dança, literatura, debates e conversas, entre outras expressões artísticas, para abordar um dos temas centrais do ano de 2020, a saúde mental.
Segundo pré-anunciado pela organização, em 2021 o Festival Mental terá também um formato itinerante, passando por cidades como: Funchal, Ponta Delgada e Castelo de Vide.
São ainda desconhecidos detalhes, nomeadamente programáticos e de calendário, sobre a concretização deste formato itinerante.
O Festival Mental é essencialmente um festival de cinema e informação que está naturalmente aberto a outras formas de expressão artística que refletem sobre um tema extremamente relevante: a saúde mental. Nesta edição, reforça a sua missão de trazer para a discussão pública o tema da saúde mental, contribuindo para a diminuição do estigma a ele associado. Sendo a cultura, nas suas várias formas, uma proposta de diálogo, nada mais natural do que cruzar estes dois temas num festival multidisciplinar.
A programação de 2021 incluirá uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontecerá também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos.
O Mental – Festival da Saúde Mental, é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental. Conta com a co-produção do Programa Nacional Para a Saúde Mental da Direcção Geral da Saúde.
A plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário