5 de janeiro de 2021

Jorge Rosa escolheu no grupo Amigos de Póvoa e Meadas no Facebook “quem se destacou em 2020”

Jorge Rosa escolheu mais uma vez este ano no grupo “Amigos de Póvoa e Meadas” no Facebook de que é o principal mentor “quem se destacou em 2020”. Que a seguir republicamos na íntegra.
Mas desta vez ressalvou que “não houve destaques individuais” dado o quadro de combate à pandemia e os destaques são antes institucionais, numa avaliação “que, como sempre, só a mim me compromete e da qual sou o único responsável”, como sublinha. © NCV
Quem se destacou em 2020
“No ano que agora acabou, marcado pela pandemia da Covid-19, não houve destaques individuais porque, na verdade, todos trabalharam em equipa para enfrentar o maldito vírus. Assim e mantendo a tradição deixo-vos aqui a minha avaliação que, como sempre, só a mim me compromete e da qual sou o único responsável.
Câmara Municipal de Castelo de Vide
A Câmara no seu conjunto, desde o executivo aos operacionais, conseguiu, ao longo do ano, encontrar as medidas e os meios para manter o Concelho a salvo da pandemia. Durante a primeira vaga com sucesso total e, recentemente, nesta segunda vaga, conseguiu conter o alastramento dos contágios à comunidade.
Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas
A Junta da nossa terra também atuou como uma equipa coesa, desde o executivo aos restantes trabalhadores. Conseguiu um sucesso total ao longo de todo o ano, só não conseguindo evitar três casos com origem fora do Concelho. Para além disso, foi conseguindo motivar a comunidade para o cumprimento das regras de segurança, ao mesmo tempo que, através de várias ações de solidariedade, ajudou a minorar o esforço e os sacrifícios de todos.
Lar de 3ª Idade de Nossa Senhora da Graça
O lar, apesar de ser o ponto mais sensível e com maior risco, face à pandemia, foi um caso de sucesso a 100%. Não registou um único caso de contágio, nem nenhum óbito. As medidas de proteção foram tão eficazes que, ao longo de praticamente todo o ano, não se registou nenhuma morte, por qualquer outra causa. Da direção executiva às cozinheiras, passando pela direcção técnica, enfermeiros e, especialmente as cuidadoras dos utentes, demonstraram um rigor exemplar. Se lhe juntarmos o facto de estarem a decorrer as obras de ampliação das instalações, a proeza é ainda mais extraordinária.
CLDS 4G Aproximar
Uma pequena equipa mas com um grande trabalho. Esta equipa ajudou a amenizar o isolamento forçado dos idosos do lar, com iniciativas várias e animou a vida da comunidade através de um conjunto de ações. O seu trabalho foi uma ajuda excelente para a forma positiva como o conjunto da terra enfrentou a pandemia, especialmente aqueles menos ocupados profissionalmente.
O sector agrícola
A pandemia obrigou muitos a parar, no entanto, os que se dedicam à agricultura e criação de gado nunca pararam. Foram eles, na nossa terra e em todo o país que deram a sustentabilidade necessária para alimentar todos os outros sectores que, permanentemente ou temporariamente se mantiveram a trabalhar. Não estiveram na chamada linha da frente do combate mas, a sua atividade na retaguarda foi decisiva e indispensável.
O sector da cafetaria e restauração
Foi, seguramente, o sector mais afetado pelas medidas de contenção da pandemia. Os cafés viram-se obrigados a fechar ou a reduzir, em muito, a sua atividade e o restaurante teve de deitar mão do fornecimento de refeições para fora. O seu sacrifício foi decisivo para evitar os contágios. Todos temos uma dívida de gratidão para com eles.
O comércio local
Tal como o sector agrícola, o comércio local foi fundamental na sustentabilidade do combate ao vírus, especialmente na nossa terra e em terras pequenas longe das grandes superfícies comerciais. O mini mercado e a pequena mercearia souberam estar à altura do momento.
O sector de padaria e pastelaria
Tal como o comércio local também este sector manteve a laboração constituindo também uma parte fundamental da atividade de retaguarda no combate à calamidade.
A construção civil
Outro sector que não parou foi o da construção civil. A sua ação mais ou menos prioritária, consoante os fins a que se destinaram as obras, manteve uma boa parte da economia local em funcionamento, fazendo assim parte de toda uma cadeia circular capaz de se auto sustentar. Cabe aqui também o mesmo destaque a todos os outros que se dedicaram a outras atividades produtivas.
A Associação Cultural e Desportiva e Póvoa e Meadas
Faço este destaque à ACDPM porque conseguiu encontrar pessoas e meios para evitar a sua morte anunciada. Mesmo em tempos de pandemia e, apesar de alguns contratempos, tem conseguido manter alguma atividade. Não esqueço a Sociedade Recreativa que também se viu forçada a suspender a sua atividade mas, ainda assim, não esqueceu o seu aniversário que comemorou dentro dos condicionalismos do momento. Uma última palavra para a Póvoa e Meadas TV que, em colaboração com outras entidades, manteve uma atividade com interesse e qualidade”.
Jorge Rosa

Sem comentários: