10 de março de 2021

Casa da Cidadania Salgueiro Maia:
trabalhos de museografia seguem-se à conclusão da obra esta semana para inauguração a 1 de Julho

António Pita: “quase, quase a cumprir-se a vontade última de Salgueiro 
Maia e a dotar castelo de vide de um museu de referência nacional”.
A Casa Cidadania Salgueiro Maia vai ser inaugurada, em Castelo de Vide, a 1 de Julho, dia de aniversário do nascimento do capitão de Abril, Fernando José Salgueiro Maia.
O espaço museológico reúne o espólio doado por Salgueiro Maia à autarquia daquela que é a sua terra natal, e vai funcionar no Castelo da vila alentejana.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, adiantou que a obra física fica concluída esta semana, desenvolvendo-se em seguida os trabalhos de design e museografia.
Cafetaria, loja, arrumos e acessos na 2ª fase
Este projeto contempla ainda uma segunda fase, posterior à abertura do museu, que diz respeito à parte social, nomeadamente a instalação de uma cafetaria, uma loja, uma zona de arrumos e a criação de condições de acesso ao interior do Castelo para as pessoas com modalidade reduzida.
António Pita adiantou que nas duas fases deste projeto serão investidos perto de quatro milhões de euros.
O megafone usado por Salgueiro Maia a 25 de abril de 1974 para intimar Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, bem como o uniforme e o ‘quico’ que envergava nesse dia, são duas das muitas peças que vão estar em exposição no novo espaço museológico.
Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide a 1 de julho de 1944 e faleceu, com 47 anos de idade, a 3 de abril de 1992. © Gabriel Nunes/Susana Mourato/RP/NCV
(título e subtítulos da responsabilidade da redação do NCV)

Sem comentários: