9 de março de 2021

Castelo de Marvão iluminado de cor-de-rosa durante o fim-de-semana assinalou Dia Internacional da Mulher

Foto © CMM/NCV
Ao longo de todo o fim-de-semana e de forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher, o Castelo de Marvão esteve iluminado de cor-de-rosa. Um ato simbólico que pretendeu celebrar as reivindicações e conquistas feministas pela igualdade de direitos, e valorizar o importante papel da mulher na sociedade.
História do Dia da Mulher
“Mulheres a liderar a luta contra a Covid-19” é o tema escolhido, este ano, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, de forma a realçar o papel fundamental das mulheres que têm estado na linha da frente, no combate à pandemia, tendo em conta a sua predominância no setor da saúde.
A data surgiu pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. © NCV

Sem comentários: