Clicar na imagem para ampliar. |
A Inquisição e a destruição das comunidades judaicas
Jorge Martins desenha um percurso sobre “A Inquisição e a destruição das comunidades judaicas” e associa-lhe uma “Breve cronologia da Inquisição (A prisão, O interrogatório, A defesa dos presos, A tortura, A sentença, O auto-de-fé, O sermão). E avança depois para um “Resgatar a memória das vítimas”, com destaque para “O caso de Maria Gomes, queimada com 117 anos de idade” e para outrs “Condenados à morte na fogueira e falecidos nos cárceres”.
O trabalho termina com um “Memorial às vítimas da Inquisição”, uma listagem muito completa de 1500 processos inquisitoriais, onde constam muitos nomes de nascidos e/ou residentes em Castelo de Vide e em diversas localidades do Alto Alentejo.
Há 200 anos nas Cortes Constituintes
Faz hoje duzentos anos, em 31 de Março de 1821, que as Cortes Constituintes extinguiram por votação unânime o tribunal do Santo Ofício em Portugal, determinando a abolição do tribunal, a revogação de todas as suas leis e ordens, a entrega dos processos pendentes à jurisdição dos bispos e a gestão dos seus bens e da sua documentação.
Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição
Por outro lado, celebra-se também hoje o Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, consagrado como tal no ano passado, a 26 de Março, pela Assembleia da República (ver AQUI). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário