Fotos © CMM/NCV |
Foto © CMM/NCV |
Esta nova iluminação pode ser apreciada desde o dia 1 de Abril e pretende “enaltecer o património monumental existente, pela sua importância para a promoção turística e cultural de Marvão”.
A intervenção, a cargo da empresa Ermax - Material de Controlo e Segurança, Lda, tem ainda como outros objetivos reduzir o consumo energético, diminuir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), reduzir os custos de exploração e promover boas práticas energético-ambientais.
Seguem-se a Ponte Quinhentista e a Torre da Portagem
Depois do interior do Castelo e da muralha da Barbacã, também a Ponte Quinhentista e a Torre da Portagem terão, a breve prazo, novos sistemas de iluminação LED decorativa.
No caso da Ponte da Portagem, a colocação dos sistemas de iluminação e respetivas ligações elétricas será feita da forma menos intrusiva possível, com projetores no interior de cada arco (identificados, de forma esquemática, com a cor verde), fixados de forma mecânica, por forma a iluminar o interior do mesmo em toda a sua plenitude e, no exterior, serão colocados na estrutura entre arcos (identificados, de forma esquemática, com a cor azul) por forma a iluminar todo o monumento.
Importante redução anual de consumos
Assim, com a implementação destes sistemas LED, será possível obter uma redução anual do consumo de energia primária na iluminação monumental de 106.636 kWh, o que corresponde a uma redução do consumo de energia final (efetiva) de 42.654 kWh.
Este investimento está alinhado com as estratégias nacionais e demais regulamentos desenhados para o panorama português, em matéria de energia, transpostos para as intenções da região onde o Município de Marvão se insere, de que são exemplo: a Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020), o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário