17 de abril de 2021

Censos 2021: Contamos todos. Contamos com todos. Onde estão todos?

Censos2021. Contamos todos. Contamos com todos. Onde estão todos? Quantos são todos? Como são todos? A resposta está nos Censos, o retrato do país em números que, de 10 em 10 anos, nos diz onde estamos hoje, para planear melhor o amanhã.
Os Censos 2021 integram o XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação.
A operação de recolha e tratamento de dados dos Censos inicia-se a 5 de Abril com a distribuição pelo recenseador, na caixa do correio, de uma carta com os códigos que permite a toda a população responder pela Internet (ou telefone) a partir de 19 de Abril e de preferência até ao dia 3 de Maio.
Quando a resposta pela Internet não for possível, tem ao seu dispor outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente:
>> telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
>> e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
>> autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública.
Para mais informações consultar AQUI o espaço dos Censos 2021 no Portal do INE.
INE definiu um Plano de Contingência
A decisão do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) de realização dos Censos surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade da operação, para a qual o INE definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.
O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito protocolo de saúde pública ao abrigo das regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde, o apoio das forças de segurança, uma estratégia que reforça a opção de resposta pela Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, a possibilidade de resposta por telefone, e ainda o reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica.© NCV

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