Fotos © NCV |
Clicar na imagem para ampliar. |
Cumprindo as diretrizes da DGS, a Paróquia anunciou que será controlada por senhas (à entrada) a lotação máxima de 120 pessoas aplicável em todas as cerimónias religiosas que se realizam na Igreja Matriz. Foram definidas ainda outras medidas de circulação com entrada e saída por portas próprias e diferentes (devidamente assinaladas).
Os lugares estão devidamente assinalados (não mais de 3 pessoas por banco) e neles se encontra uma folha com os cânticos e na Vigília Pascal também uma vela, sendo solicitado a todas as pessoas “para não sujarem os bancos com cera”. Para a comunhão haverá uma fila única com o pedido a que as pessoas “façam o distanciamento recomendado”.
Quinta-feira Santa: missa solene sem cerimónia do lava-pés
Hoje, Quinta-feira Santa, haverá missa solene pelas 18 horas seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 20 horas, período durante o qual estará disponível um sacerdote para confissões.
As normas genéricas da CEP sublinham que será omitido o lava-pés. E “no final da celebração, o Santíssimo Sacramento poderá ser levado, como se prevê no rito, para o lugar da reposição numa capela da igreja onde se possa fazer a adoração, no respeito das normas para o tempo da pandemia”.
Celebração da Paixão e comunhão na Sexta-feira Santa
|
Sábado de Aleluia: benção “se houver cordeiros”...
No Sábado de Aleluia provavelmente não haverá a tradicional bênção dos cordeiros, embora a Paróquia tenha inicialmente previsto que “se houver cordeiros faremos a bênção” pelas 10 horas, Às 21 horas tem lugar a Vigília Pascal, que “poderá ser celebrada em todas as suas partes como previsto pelo rito”.
Chocalhada à janela” depois da Vigília Pascal
Mas não se realizará a habitual “chocalhada” popular que tradicionalmente se lhe segue pelas ruas da Vila, por não poder de forma nenhuma obedecer às normas de segurança sanitária determinadas pelas autoridades de saúde. Em Castelo de Vide deverá assim ser novamente seguida a alternativa de “chocalhada à janela” acompanhando os sinos da Igreja Matriz.
Domingo da Ressurreição sem procissão
No Domingo da Ressurreição deverá concretizar-se a habitual missa solene pelas 12 horas, mas que de novo este ano não será antecedida pela procissão pelas ruas da Vila tradicionalmente organizada e promovida pela Câmara Municipal, nem seguida pela cerimónia de cumprimentos pascais junto ao edifício dos Paços do Concelho. Aplicam-se todas as regras de segurança sanitária acima referidas.
Missa na Senhora da Luz (12 horas)
Para segunda-feira de Páscoa, feriado municipal em Castelo de Vide, anuncia-se como única cerimónia religiosa na Igreja da Senhora da Luz a missa que terá lugar pelas 12 horas. A ela se resumirá este ano a habitual festa no Dia do Município. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário