15 de abril de 2021

“O maior património são as pessoas…”:
Grupo de Amigos de Castelo de Vide assinala este ano o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide assinala este ano o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado sob o mote “Passados Complexos – Futuros Diversos” no próximo Domingo dia 18 de Abril, promovido em Portugal pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal.
“O maior património são as pessoas…”
Fá-lo com base em duas atividades a integrar no programa nacional. Um cartaz alusivo a este Dia Internacional, ilustrado com três desenhos a cores do arquiteto Luís Pedro Cruz com monumentos e sítios locais (castelo, Fonte da Vila e Carreira de Baixo-Praça D. Pedro V) e um pequeno filme-documentário sob o lema “o maior património são as pessoas…” onde se presta homenagem à mais antiga comerciante do concelho de Castelo de Vide ainda no ativo.
Para a associação castelovidense, quando se fala em Património pensa-se no Património construído, no edificado, mas também nas pessoas que trazem um aporte à vida social e económica de uma comunidade”.
Proteger e valorizar os patrimónios
Criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende sensibilizar os cidadãos e as comunidades para a diversidade e para a vulnerabilidade dos seus múltiplos tipos de património e para a necessidade da sua proteção e valorização.
Para o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, ao assinalar e celebrar os patrimónios locais e regionais, também se promove e incentiva a solidariedade regional, nacional e internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização desses patrimónios em todo o Mundo. © NCV

Sem comentários: