4 de maio de 2021

Assinala-se hoje o Dia Internacional do Bombeiro

Assinala-se hoje, 4 de Maio, o Dia Internacional do Bombeiro. A Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos e a Câmara Municipal de Castelo de Vide sublinharam a data nas redes sociais.
A Autarquia adianta que a data se comemora desde 1999, devido ao movimento que se gerou no mundo inteiro pela morte trágica de cinco bombeiros na Austrália.
“O dia 4 de Maio é dedicado a São Floriano, patrono dos bombeiros, comemorado em vários países da Europa. Floriano foi um oficial do Exército Romano, que viveu no século III e que criou um pequeno grupo de homens para apagar os incêndios chamado de Combatentes do Fogo”.
Com este dia pretende-se “prestar homenagem a todos os homens e mulheres que dão a vida a salvar os outros, não apenas nos incêndios, mas em todos os outros serviços de emergência”, de acordo com a nota do Município nas redes sociais.
Momento de reflexão
Por seu lado, a Associação dos Bombeiros locais sublinha que “numa casa onde se trabalha 24h por dia, 7 dias por semana... 365 dias por ano.... todos os dias são os nossos dias” e expressa o desejo de “que o Dia Internacional do Bombeiro nos sirva a todos como momento de reflexão”.
“Se o dia 4 de Maio está decretado como o Dia Internacional do Bombeiro pois que este seja então o dia dedicado a um olhar específico sobre esta atividade que de alguma forma vive ligada a tudo e todos. Sejamos então protagonista de um dia que nos está internacionalmente dedicado. E, neste dia em que o foco está em nós, apelamos a que nos olhem e nos vejam como somos... homens e mulheres, com defeitos e virtudes, empenhados numa causa, sempre tentando o melhor desempenho e continuamente escrutinados, avaliados e julgados por uma sociedade que tentamos servir o melhor possível”. © NCV

Sem comentários: