31 de maio de 2021

Barragem do Pisão: sessões de esclarecimento com agricultores do Crato, Fronteira e Alter do Chão

Fotos © CIMAA/NCV
Já se iniciaram e têm estado a decorrer ao longo do mês de Maio os trabalhos com vista à elaboração da avaliação da sustentabilidade e desenvolvimento integrado dos recursos hídricos e energéticos do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (Barragem do Pisão).
Os blocos de rega projetados alcançam os concelhos de Crato, Fronteira e Alter do Chão e as reuniões com os agricultores, presidentes e técnicos destes Municípios decorreram respetivamente nos dias 10, 24 e 25 de Maio.
Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato e os técnicos da CIMAA participaram e acompanharam todos estes encontros promovidos pela empresa responsável pelos estudos em questão, Aqualogus - Engenharia e Ambiente, Lda, com a finalidade de efetuar o levantamento de informação necessária para esta fase do projeto.
Armazenagem de 114 milhões de metros cúbicos de água
A Barragem do Pisão é uma obra com um âmbito geográfico que inclui todo o território Alto Alentejo. A construção da barragem resultará numa capacidade de armazenamento de 114 milhões de metros cúbicos de água, considerada fundamental num quadro de alterações climáticas.
São também muito importantes os valores de redução das emissões carbónicas que se prevê obter com este empreendimento, superiores a 150 mil de toneladas de CO2 por ano, sendo que em Portugal a produção anual total atinge os 70,8 milhões de toneladas anuais. © NCV

Sem comentários: