2 de maio de 2021

Biblioteca Municipal Laranjo Coelho aconselha leitura do “Tratado das Alcunhas Alentejanas” (Colibri, 2002)

Clicar na imagem para ampliar.
Editado pela Colibri (1.ª edição em 2002), o “Tratado das Alcunhas Alentejanas”, com autoria dos professores da Universidade de Évora Francisco Martins Ramos (1943-2017) e Carlos Alberto da Silva, reúne 19126 alcunhas recolhidas na maioria dos concelhos do Alentejo, descrevendo-as, classificando-as segundo determinados itens e indicando a sua ocorrência geográfica. Inclui uma primeira parte dedicada a questões conceptuais e metodológicas e ainda uma curiosa e relativamente extensa lista de apelidos oriundos de alcunhas.
“Charimbelho, m. ind. adq. ass. trat. class: linguística; história: Esta alcunha surgiu num dia em que o visado estava com os amigos a jogar matraquilhos. Brincaram tanto com as palavras «bonecos», «bonequelhos» e «barinbelhos» que o alcunhado acabou por ficar com esta designação (Castelo de Vide).”
“Travancas, m. ind. adq. ass. trat. class: comportamental (Castelo de Vide).”
[Nota: abreviaturas: m. – indivíduo do sexo masculino; ind. – cognome individual; adq. – alcunha adquirida; ass. – designação assumida; trat. – alcunha de tratamento; class. – classificação]

Sem comentários: