4 de junho de 2021

Professora Teresa Nobre de Carvalho vai ser contratada para elaborar o “Projeto de Curadoria Científica da Exposição Permanente” do Centro Garcia d’Orta

Clicar na imagem para ampliar.
A Professora Doutora Maria Teresa Nobre de Carvalho vai ser contratada por ajuste direto para elaborar o “Projeto de Curadoria Científica da Exposição Permanente para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide”.
Assim o determina um despacho do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide datado de 31 de Maio (ver AQUI) que a indica como única entidade a ser consultada para o efeito. O necessário parecer prévio vinculativo foi emitido na mesma data.
O valor-base do respetivo procedimento é de 19 000 euros (Mais IVA)), “tendo em conta o custo resultante de consulta de mercado e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar”.
No seu despacho António Pita aprova ainda as peças do procedimento, bem como a dispensa da nomeação do júri considerando a verificação dos requisitos da lei, e designa a técnica superior Ângela do Carmo Santana Maximiano como gestora do contrato.
Ausência de recursos próprios do Município
“Para a elaboração do projeto de curadoria científica da Exposição Permanente para o Centro de Interpretação Garcia de Orta, pela sua especificidade, exige uma equipa técnica multidisciplinar, nomeadamente no que diz respeito à curadoria científica de exposição bem como na curadoria científica de catálogo na área da história, arquivo e documentação que os serviços técnicos municipais não dispõem e que inviabilizariam a execução de tal procedimento, pelo que fica deste modo justificada a impossibilidade de satisfação das necessidades por via de recursos próprios do Município, conforme informação dos Serviços Sócio-Culturais”, lê-se também no despacho em apreço.
Professora Teresa Nobre de Carvalho
A Professora Teresa Nobre de Carvalho tem acompanhado nos últimos anos o desenvolvimento do projeto do Centro de Interpretação Garcia d’Orta em Castelo de Vide. Licenciada em agronomia (ISA-Lisboa) tem desenvolvido investigação em História das Ciências, com diversos artigos e livros publicados, nomeadamente sobre a circulação do saber médico-botânico na Europa de Quinhentos e sobre os tratados publicados pelos médicos portugueses no século XVI (Garcia d’Orta, João Fragoso e Cristóvão da Costa) e o seu impacto na ciência quinhentista. © NCV

Sem comentários: