24 de julho de 2021

Livro "Portugal e os Judeus" de Jorge Martins apresentado esta manhã em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar.
Integrada no Encontro de Rede de Judiarias de Portugal e Espanha que decorre em Castelo de Vide, tem lugar hoje sábado dia 24 de Julho, pelas 10 horas, no Átrio dos Paços do Concelho uma sessão de apresentação do livro "Portugal e os Judeus", da autoria do professor Jorge Martins.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Castelo de Vide, a Rede de Judiarias de Portugal, a Red de Juderías de España - Caminos de Sefarad, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide e da Âncora Editora.
Recorda-se que o Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV), juntamente com a Comunidade Israelita do Porto - Comunidade Judaica do Porto, apoiou a edição deste livro da autoria do Professor Jorge Martins. Esta iniciativa do GACV decorreu direta e naturalmente da colaboração estabelecida com o professor Jorge Martins durante a execução do projeto “Entre Diálogos” que evocou a passagem dos 450 anos da morte Garcia d’Orta.
O livro “Portugal e os Judeus” é considerada uma importante obra, agora editada pela Âncora Editora, com um total de cerca de 800 páginas que reúne os 3 volumes da tese de doutoramento do autor, defendida na Faculdade de Letras de Lisboa em 2006.
Quem é Jorge Martins?
Jorge Martins
Jorge Martins é considerado o maior historiador vivo do judaísmo em Portugal. Doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos e inquisitoriais.
Sobre este último tema, proferiu diversas conferências e publicou vários estudos, designadamente os seguintes livros: Portugal e os Judeus, 3 vols., 2006; Breve História dos Judeus em Portugal, 2009; A República e os Judeus, 2010; Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos: a mais idosa vítima da Inquisição, 2012; Manteigas, Minha Pátria: os cristãos-novos de Manteigas, vol. II, 2015; A Inquisição em Ourém, 2016, e O Judaísmo em Belmonte no Tempo da Inquisição, 2016. © NCV

Sem comentários: