Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa. |
Castelo de Vide recebe hoje e amanhã, dias 23 e 24 de Julho, o Encontro de Redes de Judiarias de Portugal e Espanha, cujos trabalhos decorrem em torno de “Estratégias Concertadas para promover o Território Ibérico no Pós-Pandemia”.
Segundo refere um comunicado de imprensa da Câmara Municipal, trata-se de um importante encontro que reunirá personalidades de referência ligadas ao Património Judaico de Sefarad.
“Inquisição e judaísmo em Castelo de Vide e na diáspora castelo-vidense”
Hoje sexta-feira dia 23 o programa prevê pelas 11 horas uma receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho seguida de uma visita à Casa da Cidadania Salgueiro Maia às 11:15 horas.
Os trabalhos propriamente ditos começam pelas 14:45 horas no Centro de Interpretação Garcia de Orta, ressaltando a apresentação do projeto “Inquisição e judaísmo em Castelo de Vide e na Diáspora castelo-vidense” pelo investigador Professor Jorge Martins. Imediatamente antes usam da palavra a secretária executiva Walter da Rede de Jusiarias de Espanha, Marta Puig, o ex-diretor da ElAl Walter Wasercier, e uma apresentação de Sara Juchmowicz.
Portal “A herança Judaica em Castelo de Vide”
Segue-se uma visita à “Casa da Inquisição The Inquisition Experience” com apresentação dos projetos de realidade aumentada da Laranja Mecânica e do portal “A herança Judaica em Castelo de Vide” por parte da Visualforma.
Amanhã sábado, logo de manhã decorrerá no Átrio dos Paços do Concelho a apresentação do livro “Portugal e os Judeus” da autoria do professor Jorge Martins, seguida de uma visita à Sinagoga e ao centro histórico.
Ao final da tarde os participantes são brindados pelo concerto “Entre o Sagrado e o Profano” pelo Coro dos Amigos do Conservatório Nacional no Átrio dos Paços do Concelho.
Normalidade dos fluxos turísticos em 2022?
“Sabemos bem o quanto tem sido importante o trabalho de valorização da herança judaica em Portugal e Espanha, designadamente nos últimos anos onde vários projetos cresceram em diferentes pontos deste território ibérico, permitindo assim uma resposta mais qualificada e consistente na perspetiva da dinamização cultural e turística da oferta”, adianta o documento.
“Acreditando na importância de manter os laços institucionais vivos, entre personalidades e instituições, que em ambos os países têm assumido um papel de relevância na temática vertente, bem como no sentido de concertar estratégias promocionais, este Encontro impõe-se num momento em que cresce a esperança de 2022 trazer a normalidade dos fluxos turísticos tão importantes para a Economia”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário