Este ano subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, as Jornadas Europeias do Património 2021 foram marcadas pela Direção-Geral do Património Cultural para o dias 24, 25 e 26 de Setembro, coincidindo com o fim-de-semana da realização das Eleições Autárquicas.
A Direção-Geral do Património Cultural lançou o habitual convite a diversas entidades em todo o país para inscreverem as iniciativas que pretendem organizar, impreterivelmente até ao dia 23 de Setembro. Para aceder à página de carregamento de iniciativas e ao nome de utilizador e palavra passe, a DGPCultural poderá ser contactada pelo email: jep@dgpc.pt.
As habituais iniciativas promovidas nestas datas são por exemplo visitas guiadas e temáticas, espetáculos artísticos, exposições, palestras ou ateliers, “que deverão ser desenvolvidas com a segurança que se impõe”, sendo sugerida a partilha de visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todo o tipo de iniciativas que possam ser fruídas online.
A importância das JEP “sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, queremos garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade”, refere a DGPC.
“Neste sentido, gostaríamos que as iniciativas locais e nacionais sejam capazes de explorar e expandir o que habitualmente oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas”, adianta a mesma fonte. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário