A curta-metragem “Marizabel” do realizador castelovidense Gabriel Marmelo foi selecionada e participa no Festival de Cinema do Paraná (PIFF 2021 – Parana International Films Festival) cuja 4ª edição está a decorrer esta semana (até sexta-feira dia 10) naquela cidade argentina depois de uma fase online que teve lugar desde 17 de Agosto.
O NCV divulga hoje este trabalho de Gabriel Marmelo que foi tornado público pela organização do festival.
Na ficha técnica constam Maria Isabel e Alexandre Marmelo e o gato Tintin. A realização e edição é de Gabriel Marmelo, a pós-produção de Luís Pereira, o texto de Jorge Marmelo e a legendagem de Luísa Luz.
A lista dos “agradecimentos” inclui Augusto Rainho, Tiago Moura, Luísa Luz, Jorge Marelo, José Luís Marmelo e Luís Pereira.
O argumento familiar
Afetada pela doença de Alzheimer aos setenta aos, Marizabel via-se rodeada pela vida axial do seu marido, e substituída por ele, nas tarefas domésticas diárias. Durante quase uma década Alexandre, um alentejano de Castelo de Vide, cuidou de sua mulher na sua casa, deixando pouco a pouco a vida cívica e social. A melancolia e o silêncio permaneceram no seu espaço familiar, vencidos progressivamente pelo carácter principal e invisível deste documentário íntimo. Acompanhando lentamente o processo degenerativo de sua avó, o realizador construiu um objeto cinematográfico com grande sensibilidade, fixando os gestos e momentos essenciais de uma história que perdura até que Marizabel é deslocada para uma instituição em 2018.
Quem é Gabriel Marmelo?
Gabriel Borges Marmelo nasceu em 1992 em Castelo de Vide onde viveu até aos 18 anos. Concluído o ensino secundário na Escola de S. Lourenço (Portalegre) ingressou no curso de Artes Visuais - Licenciatura em Multimédia na Universidade de Évora, cidade onde videu e estudou durante quatro anos.
Em 2014 deslocou-se para Lisboa para estudar Direção, Televisão e Vídeo no RESTART - Instituto de Artes Criativas e Novas Tecnologias. Desde essa altura desenvolveu funções de realizador, operador de câmara, editor fotográfico, técnico audiovisual e multimédia.
Em 2015 realizou-se a sua primeira exposição intitulada “Sukata Dixléxica” na sua terra natal, e desempenhou trabalhos nas áreas do cinema e vídeo promocional, realizou trabalhos de som para obras de teatro y trabalhou também como fotógrafo.
Atualmente cursa o Curso de Mestrado de Cinema e Televisão na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Continua muito interessado na captação e edição audiovisual pensando sempre em criar objetos em forma de filme para produzir conteúdos para as diferentes plataformas e suportes técnicos. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário