18 de setembro de 2021

Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo deixam hoje a Diocese de Portalegre e a Casa Diocesana da Mem Soares

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.
A caminho dos 71 anos de presença nesta Diocese de Portalegre-Castelo Branco, e 37 anos na Casa Diocesana da Mem Soares em Castelo de Vide, as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, partem, neste sábado, dia 18 de Setembro de 2021.
O anuncio foi feito a meio desta semana em comunicação do Bispo D. Antonino Dias, na qual o prelado manifesta “na pessoa da Irmã Provincial, e das Irmãs que agora partem (...) a toda a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo o nosso mais profundo reconhecimento diocesano e pessoal e auguramos-lhes muitas felicidades ao serviço do Reino de Deus, onde o Senhor da Messe as convidar a testemunhar a alegria da sua vocação na vida consagrada”. 
O documento do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco é omisso sobre o futuro próximo da gestão e da própria Casa Diocesana da Mem Soares em Castelo de Vide.  Mas o NCV soube junto de D. Antonino Dias que a Casa da Mem Soares "continua a servir a pastoral diocesana como sempre o fez, só que agora sem as irmãs...".
Decisão tomada depois de 2 anos de reflexão
Segundo o mesmo documento, citando a Irmã Superiora Provincial, Maria Fátima Veríssimo Ferreira, esta decisão foi tomada depois de “dois anos de reflexão e de esforço para manterem esta comunidade”.
No entanto, tudo ponderado, “chegou o momento de decidir a saída”. E se lhes é “muito constrangedor ter de tomar esta decisão”, as razões prendem-se com o facto “do envelhecimento das Irmãs, da pouca saúde e da falta de novas vocações, não dispondo de Irmãs, para assegurar um serviço de qualidade e a permanência na Instituição”.
Depois de presentes no Hospital Sub-Regional de Nisa desde Novembro de 1960 a Comunidade das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo estabeleceu-se em Castelo de Vide na Casa Diocesana da Mem Soares que nasceu em Novembro de 1984.
Centro Pastoral e Cultural Diocesano
Desde então a Casa Diocesana tem servido “como Centro Pastoral e Cultural Diocesano de Nossa Senhora das Graças, acolhendo cursos de formação, retiros para sacerdotes e leigos, cursilhos de cristandade, campos de férias de jovens, formação de catequistas, de ministros extraordinários da Comunhão e da celebração da Palavra na ausência de presbítero, iniciativas de formação litúrgica, reuniões de conselhos e organismos diocesanos, jornadas pastorais, reflexão e programação de atividades pastorais a nível diocesano, como as missões itinerantes a percorrer a Diocese organizando grupos de reflexão e oração, etc, etc..
Associação da Medalha Milagrosa
Dali também divulgaram em diversas paróquias da Diocese, ao perto e ao longe, a Associação da Medalha Milagrosa, tendo assinalado a passagem do milénio com um pequeno monumento em honra de Nossa Senhora das Graças em frente da Casa Diocesana”. © NCV

Sem comentários: