14 de outubro de 2021

PCP considera que resultados eleitorais da CDU ”ficam aquém dos objetivos”

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.
A Direção da Organização Regional de Portalegre do PCP (DORPOR) distribuiu esta semana um comunicado intitulado “Ao teu lado todos os dias” em que procedeu à análise dos resultados eleitorais da CDU no distrito nas recentes Eleições Autárquicas, considerando que ”ficam aquém dos objetivos colocados e das expectativas que o entusiasmo e aceitação das nossas propostas e da própria campanha eleitoral pareciam mostrar”.
“Os resultados obtidos traduzem as dificuldades que foram necessárias ultrapassar mas consagram, também, a mobilização e empenhamento de centenas de ativistas e candidatos que em condições particularmente difíceis afirmaram o trabalho, a honestidade e a competência enquanto reconhecida razão de apoio e confiança”.
Algumas situações concretas
Em termos de detalhe referem “perdas em Portalegre”, “manutenção dos municípios que presidia e de importantes Juntas de Freguesia”, “ganhos obtidos em Elvas”, um segundo vereador e a freguesia da Expectação em Campo Maior, a perda de 1 vereador em Avis, mantendo maioria absoluta na Câmara e Assembleia Municipal, e recuperação de 2 freguesias presidindo a todas as do concelho, como também aconteceu em Monforte, e um vereador em Gavião passando a 3 mandatos na Assembleia Municipal, um mandato na União de Freguesias de Gavião e Atalaia e a vitória na freguesia da Comenda.
As perdas em Castelo de Vide
A situação no concelho de Castelo de Vide, onde o dirigente distrital do PCP Fernando Carmosino liderou a lista candidata à Câmara Municipal, nem sequer é referida neste documento. A CDU perdeu o único mandato que tinha na Assembleia Municipal e perdeu votos em todas as votações para os órgãos autárquicos até 2025.
A votação para a Câmara Municipal desceu de 91 votos (4,35%) em 2017 para 57 votos (2,86%); para a Assembleia Municipal a votação desceu de 134 votos (6,4%) há 4 anos para 81 votos (4,07%) agora. 
E no conjunto das Assembleias de Freguesia o decréscimo foi idêntico: de 133 votos (6,35%) em 2017 para 83 votos (4,17%) este ano. A votação na CDU baixou em todas as Freguesias. © NCV

Sem comentários: