29 de outubro de 2021

Projeto “Fábrica de Histórias” - Cabeçudos foi o grande vencedor do Prémio Ler+

Fotos © PNL/NCV

O serviço educativo Fábrica de Histórias da empresa Cabeçudos, com sede em Castelo de Vide, foi o grande vencedor do Prémio Ler + deste ano, no quadro do plano Nacional de Leitura 2027, que lhe foi entregue em cerimónia que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa integrada no Encontro Plano Nacional de Leitura 2027. O prémio foi recebido por Raquel Salgueiro e Rui Andrade, da Cabeçudos.
Prémio de 10 mil euros vai na sua 4ª edição

Fotos © PNL/NCV
O Prémio Ler+, no valor de 10 000 euros, vai na sua 4ª edição e tem por finalidade reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita. Este prémio, instituído em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura 2027, visa galardoar, em cada ano, personalidades ou entidades que se tenham destacado neste domínio, contando com o patrocínio exclusivo do BPI e da Fundação “la Caixa”.
Foi entregue à Cabeçudos – Fábrica de Histórias® (FdH) que, desde 2012, desenvolve um programa de promoção da leitura, da escrita e das artes destinado a crianças e jovens de todos os níveis de escolaridade, do ensino público e privado, com o propósito de mobilizar um conjunto alargado de saberes e desenvolver a sensibilidade estética e artística, a partir de atividades de índole literária.
O que é a Fábrica de Histórias?
O serviço educativo Fábrica de Histórias é um produto de promoção de escrileitura e das artes que se desenvolve junto de instituições de ensino público e privado, integrado no espaço curricular, e que consiste na implementação de um programa de elaboração de um livro da autoria dos alunos, coadjuvados por professores e mediadores de diferentes áreas técnicas e artísticas.
Tendo como elemento de referência o funcionamento encadeado de uma linha de montagem, crianças e jovens participarão nas várias fases do processo de criação e de produção do produto final, aproximando-os do mundo literário e promovendo um relacionamento afetivo e sólido com a linguagem literária, o livro e a escrita, dotando-os de competências artísticas como a ilustração, a dramatização ou a  música e de competências técnicas como o marketing ou a informática.
Uma década de Fábrica de Histórias
Segundo a Cabeçudos, “nestes quase 10 anos de Fábrica de Histórias são mais de 10.000 bebés, crianças e jovens autores. Desta Fábrica já saíram 67 livros e filmes de animação, realizaram-se mais de 5.000 horas de laboratórios e oficinas e estiveram connosco, ao nosso lado, mais de 500 professores. Só podemos agradecer a todas as entidades, que aceitaram o desafio de entrar nesta fábrica feita de paredes de sonhos”.
Livro “A Nossa Barragem”
De referir que o mais recentes projeto da Fábrica de Histórias foi o livro “A Nossa Barragem” apresentado em Julho passado, uma história contada e ilustrada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide que leva à descoberta da Albufeira da Barragem de Póvoa Meadas, inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede.
Por outro lado, em Maio passado Raquel Salgueiro venceu Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce 2021 com o conto "Assim como tu". E a Cabeçudos assegura desde 2019 as “Atividades de enriquecimento curricular” no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, contratada pela Câmara Municipal de Castelo de Vide. © NCV

Sem comentários: