17 de novembro de 2021

Bombeiros de Castelo de Vide em queima de sobrantes que se descontrolou no sítio do Ribeirinho (Serra de São Paulo)

Fotos © J. Iria/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
No passado Domingo dia 14 de Novembro, logo pelas 7 horas da manhã os castelovidenses foram acordados pelo lancinante apelo da sirene dos Bombeiros. A chamada deveu-se à necessidade de uma intervenção em queima de sobrantes que se descontrolou no sítio do Ribeirinho, na Serra de São Paulo, em território da Freguesia de São João Baptista.
Para este teatro de operações (TO) a corporação fez deslocar um total de 12 soldados da paz, apoiados por 3 veículos operacionais e pela GNR de Castelo de Vide, tendo os trabalhos ficado concluídos cerca das 9,27 horas. 
Apelos e esclarecimentos sobre "queima de sobrantes"
A propósito deste evento, a Associação dos Bombeiros de Castelo de Vide aproveitou para relembrar que para a execução deste tipo de ações, para além do conhecimento prévio a ser dado via plataforma SGIF do ICNF, é necessário cumprir todos os requisitos legalmente exigidos para o efeito, nomeadamente no que diz respeito à dimensão dos montes de sobrantes a queimar, à necessidade de faixas de contenção, à existência no local de equipamentos de primeira intervenção (água, extintores, ferramentas manuais…) e ao acompanhamento permanente, até à sua total extinção, de quem as executa”.
Diligentemente, também a própria Câmara Municipal de Castelo de Vide tinha feito logo pelas 10:56 horas de Domingo passado, hora e meia depois de concluídos os trabalhos dos Bombeiros, publicar uma cartaz sobre a “queima de amontoados em segurança” que junto se republica. © NCV

Sem comentários: