Foi aprovado por unanimidade na reunião de 17 de Janeiro do Executivo Municipal de Portalegre o Protocolo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre que define as Condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).
A criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros de Portalegre permite agora “reforçar a capacidade operacional da corporação e assegurar em permanência o socorro às populações. Esta equipa é composta por cinco bombeiros profissionais, sendo os custos decorrentes da sua remuneração comparticipados em partes iguais pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pela Câmara Municipal de Portalegre”.
"Reforço da capacidade e alcance operacional da corporação”
“A necessidade de reforço da profissionalização da proteção civil decorre, desde logo, da localização geográfica do nosso território, com a proximidade da Serra de São Mamede, que pressupõe ter uma abordagem marcada pelo combate “musculado” em incêndios nascentes impedindo a sua progressão e ganhos de dimensão incontroláveis por via do reforço da capacidade e alcance operacional da corporação”, refere uma nota do Município portalegrense.
Contrato programa de apoio financeiro aos Bombeiros
Considerando que “a proteção civil e o combate aos incêndios florestais são preocupações prementes da autarquia”, o Município de Portalegre tem vindo a apoiar regular e constantemente a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre, quer através de um contrato programa de apoio financeiro ou do reforço de meios humanos, que se estende quer à primeira EIP, quer às Brigadas de Sapadores Florestais que se encontram sob a gestão e responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil. © NCV
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