Diogo Salema Cordeiro. |
Após cremação este sábado em Elvas, será rezada uma missa por sua intenção pelas 12 horas de Domingo na Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa e as cinzas serão de seguida depositados em jazigo de família no Cemitério Municipal de Castelo de Vide.
Foi dirigente de diversas instituições locais de que se destacam a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide.
Dedicou-se durante dezenas de anos à investigação documentada da história local de que se tornou conhecedor e foi divulgador. Fruto desse trabalho são as conhecidas “efemérides” da vida local que publicou entre 1990 e 1995 nas páginas do “Notícias de Castelo de Vide” e depois - revistas e atualizadas - em livro dado à estampa em Maio de 2010 por iniciativa do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.
Para além de algumas memórias familiares e de colaboração diversa em alguns meios de comunicação social e no “Notícias de Castelo de Vide”, foi autor de diversas notas biográficas para livros de autores locais e colaborou em diversos outros projetos, atividades e eventos de algumas instituições locais nas vertentes institucional, histórica e bibliográfica.
Como edição de autor publicou em Novembro de 2000 o livro “A Minha Rua não tem Nome… - Toponímia de Castelo de Vide” em que tornou pública a sua colaboração no ano de 1998 na então Comissão de Toponímia da Vila de Castelo de Vide.
Depois, em Dezembro de 2007 publicou “Treze Crónicas ao Acaso” volume que integra as crónicas “surgidas a propósito de qualquer coisa ou de coisa nenhuma” dadas à estampa no NCV sob o pseudónimo de Tiago José.
Mais recentemente participou na equipa que coordenou a reedição crítica da “Memória Histórica da Muito Notável Vila de Castello de Vide”, da autoria de César Videira (2ª e 3ª edições – Abril e Maio de 2008) e foi autor do respetivo prefácio.
Foi também um dos fundadores em 2009 do portal "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" (ver AQUI) que constitui um repositório online em permanente atualização do património material e imaterial de Castelo de Vide. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário