6 de janeiro de 2022

Relatório diário da ULSNA:
subiu para 11 o número “oficial” de casos ativos de Covid-19 em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar o quadro.
Depois de ter descido de 10 para 7, entre os dias 3 e 4 de Janeiro, o número de casos positivos de Covid-19 em Castelo de Vide voltou a subir ontem para 11, de acordo com os dados do relatório epidemiológico diário da ULSNA - Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. O número global de casos confirmados no concelho cresce assim para os 336, mantendo-se em 26 o número de óbitos.
Apesar de continuar a ser o território do Alto Alentejo com o menor número de casos ativos, Castelo de Vide acompanha assim a tendência de agravamento geral sentida a nível nacional e regional.
Dados da ULSNA podem não refletir situação real
De acordo com uma série de contactos estabelecidos pelo NCV nos últimos dias existe no entanto a sensação de que este dados divulgados pela ULSNA não refletem a situação real no terreno que será bastante mais grave, uma vez que os casos positivos poderão atingir cerca do dobro, atingindo as várias dezenas o número de pessoas em isolamento profilático. Com evidentes reflexos na vida social e comercial da Vila. 
Estabelecimentos encerrados por "motivos imprevistos"
Efetivamente a crescente e rápida difusão da infeção por Sars Cov-2 na sede do concelho e os consequentes efeitos em termos de casos ativos e pessoas em isolamento profilático já se faz sentir ao nível do tecido empresarial local.
Alegando "motivos imprevistos" alguns estabelecimentos encerraram portas esta semana: a pastelaria Doces e Companhia, o Restaurante Boavista e o Cantinho dos Sabores. 
Para além disso também as lojas locais ligadas ao grupo Amanhecer têm tido a necessidade de encerrar nalguns dias de forma a garantir a prestação de um mínimo de serviço à sua clientela.
Situação calma em Póvoa e Meadas
A situação em Póvoa e Meadas era ontem ao final da tarde bastante calma neste domínio, apenas com um caso positivo confirmado numa família que se encontra em confinamento.
No Lar da Terceira Idade de Póvoa e Meadas a situação é também normal, rodeada de todos os cuidados preventivos adequados, sendo autorizadas as saídas dos utentes e possíveis as visitas
Elvas, Portalegre e Campo Maior
À data de ontem, dia 5 de Janeiro, todos os concelhos do distrito continuavam a registar casos ativos de Covid-19.
Ao nível do distrito de Portalegre registavam-se ontem mais 1166 casos ativos. A situação é particularmente grave em Elvas (318), Portalegre (213) e Campo Maior (152) que respondem por 683 dos 1 166 casos ativos (59%).
Mantinha-se ontem o número de 260 óbitos e os internamentos continuavam a ser 8. O Gavião é o único concelho sem registo de óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. © NCV
Clicar na imagem para ampliar o quadro.

Sem comentários: