Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Esta iniciativa prevê a realização de três painéis de debate, cada um sob a alçada das temáticas “Sustentabilidade, Biodiversidade e Circularidade no Olival”. O objetivo desta conferência é divulgar a produção de azeite no concelho de Marvão e discutir formas de valorização da fileira, novas medidas de biocontrolo, a biodiversidade dos olivais e a melhoria de técnicas culturais para obter mais e melhor azeite.
“A edição das “Comidas d’Azeite” do ano passado ficou marcada pela pandemia que ditou o confinamento e que obrigou a iniciativa a migrar para o online, “mas também nos deu asas para repensar dinâmicas”, referem os organizadores. “E foi então que pensámos: porque não criar um fórum de discussão onde os especialistas do setor possam partilhar conhecimento entre si e gerar novos tópicos de debate? Foi assim que nasceram as “Conversas d’Azeite” como parte integrante do “Comidas d’Azeite”.
“Este ano faria todo o sentido repetir a iniciativa, desta feita em regime presencial e dedicado à sustentabilidade e à economia circular no setor oleícola”, explica Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão.
A Quinzena Gastronómica das “Comidas d’Azeite” acontece de 12 a 27 de Fevereiro, em 14 restaurantes aderentes do concelho de Marvão, e com uma programação paralela com que inclui atividades como uma visita guiada ao Olivoturismo - Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão”, uma Prova de Azeites, o Mercado do Azeite Novo e um Showcooking. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário