Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Trata-se de uma co-produção da CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora e do Município de Évora financiada pela Direção Geral das Artes e com a colaboração e o apoio da Fundação José Saramago.
A criação “Ensaio sobre a Cegueira”, inspirada na obra com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano em situações de crise e violência.
Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto a nível visual, como a nível do posicionamento do corpo na dança e na cena. Os elementos chave da obra de José Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica e de movimento, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso sobre a condição humana.
A direção e coreografia é de Nélia Pinheiro, sendo interpretes Fábio Simões, Gonçalo Almeida Andrade e Nélia Pinheiro. O texto é o “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago, com música e sonoridades de Gonçalo Almeida Andrade, figurinos de José António Tenente, desenho de luz de Nuno Meira, cenografia de Nélia Pinheiro e Rafael Leitão que também assegura a direção de produção. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário